Produzir conhecimento.com: o que eu aprendi com Paulo Freire

Autores

  • Cesaltina Abreu Universidade Católica de Angola, Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades-UCA

Palavras-chave:

Palavras-chave: educação, emancipação, autonomia, criatividade, práxis

Resumo

Este texto é uma tentativa de registar, através de uma retrospectiva de quase 5 décadas, os efeitos da inspiração de Paulo Freire na minha vida de cidadã e de académica. Inicialmente causada pelo método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, em 1974, essa inspiração fortaleceu-se com o contacto com a obra de Paulo Freire e com os desafios ao longo do percurso, percebidos como oportunidades para a aplicação da práxis transformadora em distintos contextos, até chegar à extensão universitária cidadã, actividade actual. Na recuperação das memórias de cada um desses contextos e experiências, reavivaram-se os ensinamentos, e tornou-se talvez mais perceptível o quanto cada uma dessas experiências contribuiu para reproduzir e fortalecer a vontade de continuar a praticar o questionamento, o pensamento crítico, a exercitar a autonomia e a criatividade, em contraponto ao conformismo intelectual, à omissão e ao silêncio, tão presentes na nossa contemporaneidade. Nesse revisitar de muitos anos, tornou-se mais premente a necessidade de continuar na luta por uma educação emancipatória que “nos ensine a pensar e não a obedecer”.  

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Abreu, C. (2023). Produzir conhecimento.com: o que eu aprendi com Paulo Freire. Com a Palavra, O Professor, 8(22), 120–141. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/987