Produzir conhecimento.com: o que eu aprendi com Paulo Freire
Palavras-chave:
Palavras-chave: educação, emancipação, autonomia, criatividade, práxisResumo
Este texto é uma tentativa de registar, através de uma retrospectiva de quase 5 décadas, os efeitos da inspiração de Paulo Freire na minha vida de cidadã e de académica. Inicialmente causada pelo método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, em 1974, essa inspiração fortaleceu-se com o contacto com a obra de Paulo Freire e com os desafios ao longo do percurso, percebidos como oportunidades para a aplicação da práxis transformadora em distintos contextos, até chegar à extensão universitária cidadã, actividade actual. Na recuperação das memórias de cada um desses contextos e experiências, reavivaram-se os ensinamentos, e tornou-se talvez mais perceptível o quanto cada uma dessas experiências contribuiu para reproduzir e fortalecer a vontade de continuar a praticar o questionamento, o pensamento crítico, a exercitar a autonomia e a criatividade, em contraponto ao conformismo intelectual, à omissão e ao silêncio, tão presentes na nossa contemporaneidade. Nesse revisitar de muitos anos, tornou-se mais premente a necessidade de continuar na luta por uma educação emancipatória que “nos ensine a pensar e não a obedecer”.Referências
ABREU, C. Ciência e Sociedade: um convite à reflexão. Conferência inaugural das IX Jornadas Científicas “Ciência E Sociedade”. Faculdade de Ciências, Universidade Agostinho Neto, Luanda, 23 de Novembro de 2011.
ABREU, C. Ensinar e aprender: duas faces da mesma moeda. Sessão de Abertura do II Semestre Lectivo do ano académico de 2018. Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Agostinho Neto. Luanda, 9 Agosto 2018.
ABREU, C. O estudante universitário de ciências sociais e a promoção da cidadania. Sessão de Acolhimento ao Curso de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola, Março de 2020.
ABREU, C. O que eu não posso deixar de referir no 20º. Aniversário do FAS. Abertura da sessão comemorativa dos 20 anos do FAS, Fundo de Apoio Social. Luanda, 28 de Outubro 2014.
ABREU, C. Participação faz diferença?: reflexões sobre a avaliação da intervenção do Fundo de Apoio Social (FAS), no sudoeste angolano. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Rio de Janeiro, Brasil. 13 Dezembro 2001.
ABREU, C. Sentidos e Praxis de Paulo Freire em Angola: Educação e Emancipação. In.: Paulo Freire e África: Legados de Educação Libertadora. Rumo ao Centenário de Paulo Freire. Live Streaming, 19 Setembro 2020.
AU, African Union. Developing an African Higher Education Quality Rating System. Addis Ababa, 2007.
BIKO, S. I Write What I Like. Heinemann. 1987, p. 19. ISBN 0-435-90598-8.
BOFF, L. Ética da vida. Brasília: Letraviva, 1999.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999a.
DEC. Manual de Alfabetização. Edição do Departamento de Educação e Cultura do MPLA; 1974.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
HARPE, B. de La (University of Southern Queensland) & RADLOFF, A. (RMIT University). Helping future teachers to be effective learners: Providing in context learning support for first year teacher education students. Australian Journal of Teacher Education, v. 24, Issue 2, Article 3. November, 1999 DOI:10.14221/ajte.1999v24n2.3.
HEPWORTH, M (Loughborough University) & DUVIGNEAU, S. (IDS). Building Research Capacity: Enabling Critical Thinking through Information Literacy in Higher Education in Africa. Institute of Development Studies, UK, 2012. ISBN 978-1-78118-102-7
MACHEL, S. Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder. Nova Aurora, Lisboa 1974
NIELSEN, F. G; THAW, D.; VESTERGAARD, M. Review Note. Civil Society Programme. November 2007, Luanda, Angola.
NSAMENANG, A. B. & TCHOMBE, T. M.S. (Org.). Handbook of African Educational Theories and Practices: a generative teacher education curriculum. Human Development Resource Centre (HDRC), Cameroon. 2011. ISBN: 978-9956-444-64-2. Chapters: 1, 12, 13, 20
PIRES, E. L., ABREU, C., FERNANDES, J. V., PIAIRO, M. J. e AMARAL, V. Repensar o Ensino em Angola. Gabinete de Estudos de Planeamento Educacional, Universidade de Luanda, Nova Lisboa, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.