Produção do conhecimento em Cabo Verde e Brasil: diálogos a partir da concepção de ciência aberta
Palavras-chave:
Africanidade, Ciência aberta, Diálogos interculturais, Paulo Freire.Resumo
O artigo analisa a experiência de produção científica de um grupo de pesquisadores do Projeto Africanidade, uma Cooperação Internacional para o desenvolvimento de um curso de pós-graduação (Lato Sensu) para professores e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Cabo Verde e no Brasil. Experiência inédita, o projeto foi produzido e executado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e financiado pelo Ministério da Educação do Brasil (financiador) e o Ministério de Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabo Verde (cofinanciador). Usou tecnologias digitais interativas, na modalidade semipresencial, para execução das disciplinas e acompanhamento das pesquisas. Paulo Freire foi a inspiração teórico-metodológica que gerou a escuta entre os parceiros e a definição das estratégias para o desenvolvimento das atividades de pesquisas dos Trabalhos Finais de Curso (TCC). Ademais, também serviu de norteador para as pesquisas implementadas e para a construção de materiais didáticos, tais como: hipermídias impressos, e-books, videoaulas, painéis radiofônicos e salas de aulas virtuais. A produção dos materiais didáticos teve a participação de alunos africanos oriundos dos três países, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, matriculados em cursos de Graduação e Pós-graduação da UFPB. As pesquisas basearam-se no entendimento de que investigações de temáticas históricas e contemporâneas não podem ocorrer fora do que se denomina de ciência aberta. Os resultados foram alcançados através da produção compartilhada de materiais didáticos e da conclusão e defesa de 43 trabalhos com posterior publicação, através de periódicos, capítulos de livros, anais de eventos e conferências. Palavras-chave: Africanidade, Ciência aberta, Diálogos interculturais, Paulo Freire.Referências
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