Tecnologia Social e Etnomatemática em práticas educativas no contexto da Economia Solidária

Autores

  • Geisa Zilli Shinkawa Serviço Social da Indústria (SESI/SP)
  • Renata Cristina Geromel Meneghetti Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos, Letramento Científico, Tecnologia Social

Resumo

Este artigo visa a discutir sobre possibilidades de práticas educativas em matemática, no contexto da Economia Solidária, a partir da compreensão do papel da Tecnologia Social e da matemática (e formas de utilizá-la) intrínseca ao funcionamento de um Empreendimento Econômico Solidário de fabricação de sabão caseiro (caracterizando elementos da Etnomatemática do grupo). A fundamentação teórica baseia-se na Economia Solidária, Tecnologia Social, Etnomatemática, Letramento Científico e Popularização do Conhecimento. A metodologia é qualitativa e a coleta de dados se deu através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais. Na análise dos dados estabeleceu-se unidades de significados e algumas categorias. Como principal resultado destacamos a importância do uso da Tecnologia Social, a qual pode ser dar associado ao Letramento Científico e à Popularização do Conhecimento Científico e a elementos da Etnomatemática, como base para intervenções pedagógicas em Educação Matemática nesse contexto, a fim de auxiliar os membros do grupo a adquirir maior autonomia em suas atividades de trabalho, que é um dos princípios da Economia Solidária.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Zilli Shinkawa, G., & Cristina Geromel Meneghetti, R. (2024). Tecnologia Social e Etnomatemática em práticas educativas no contexto da Economia Solidária. Com a Palavra, O Professor, 9(24), 119–143. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1039