O Uso de Podcasts e Ferramentas de Inteligência Artificial na Disciplina de Sistemas Multimídia: um relato de experiência no ensino superior
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Podcast, Multimídia, Educação Superior, Aprendizado AtivoResumo
A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e podcasts no ensino de sistemas multimídia tem se mostrado uma abordagem eficaz para promover o aprendizado dinâmico e colaborativo. Este estudo relata a experiência realizada na disciplina de Sistemas Multimídia do curso de Engenharia de Software da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde os alunos desenvolveram podcasts sobre temas variados, utilizando ferramentas de IA como ChatGPT, ElevenLabs, Amazon Polly e Midjourney. A atividade teve como objetivo principal integrar IA ao processo de criação multimídia, além de incentivar uma reflexão crítica sobre as implicações éticas do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento de podcasts permitiu aos alunos aprimorarem suas habilidades técnicas em edição de áudio e roteirização, enquanto a IA facilitou o processo criativo e aumentou o engajamento dos estudantes. Os resultados indicam que a atividade promoveu a colaboração entre os estudantes, permitindo uma participação mais equitativa e ampliando o pensamento crítico sobre o impacto social da IA. Desafios relacionados à curva de aprendizado das ferramentas e à gestão do tempo foram superados com suporte pedagógico adequado. O estudo conclui que a integração de IA e podcasts é uma estratégia promissora para o ensino superior, com grande potencial de ser replicada em diferentes contextos acadêmicos.Referências
AUSTIN, Andrea; SAMUEL, Anita. Enhancing Podcasting by Leveraging AI. Elearn, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3626767.3625304. Acesso em: 06 de out. de 2024.
BUSTOS-MOYANO, Oscar; MORALES-BARRIENTOS, Pablo; TAPIA-GALLARDO, Hugo; GONZALEZ, Paul; ESCOBAR‐CABELLO, Máximo. El Podcast como Apoyo al Razonamiento Profesional Evaluado por la Inteligencia Artificial. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21703/rexe.v23i52.2214. Acesso em: 04 de out . de 2024.
CHAIKOVSKA, Olha; STOLIARENKO, Olha; HLUŠKOVETSKA, Nataliia; SEMENYSHENA, Iryna. Enhancing students' listening comprehension skills through ai-based podcast activities: a study in self-study mode. Vide. Tehnoloģija. Resursi, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.17770/etr2024vol2.8085. Acesso em: 06 de out. de 2024.
COTA-RIVERA, Ivette; GONZÁLEZ CORREA, Martha Elena; MARÍN, Leonardo; MONTENEGRO, Marcos; MERCADO HERRERA, Abelardo; MARTÍNEZ, M. Transforming Education With the Power of Artificial Intelligence. Advances in higher education and professional development book series, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4018/979-8-3693-1666-5.ch006. Acesso em: 06 de out. de 2024.
CUKUROVA, M. The interplay of learning, analytics and artificial intelligence in education: A vision for hybrid intelligence. British Journal of Educational Technology, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1111/bjet.13514. Acesso em: 10 de set. de 2024.
EBERE, Pearl; EZEOGUINE, Stella; ETENG-UKET. Artificial intelligence tools and higher education student’s engagement. Edukasiana: Jurnal Inovasi Pendidikan, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.56916/ejip.v3i3.733. Acesso em: 06 de out. de 2024.
JOSHI, Vidushi; TRIPATHI, Santosh Kumar. Optimizing Higher Education Using Artificial Intelligence. International Journal For Multidisciplinary Research, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.36948/ijfmr.2024.v06i03.19721. Acesso em: 06 de out. de 2024.
MORALES, Miguel; AMADO-SALVATIERRA, Héctor R.; HERNÁNDEZ-RIZZARDINI, Rocael. AI-Driven Content Creation: Revolutionizing Educational Materials. ACM, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3657604.3664640. Acesso em: 04 de out. de 2024.
ROMANENKO, Tetiana; TKACHENKO, Anna; VLASENKO, Volodymyr. Artificial intelligence tools for information and communication interaction in institutions of higher education. Edukasiana: Jurnal Inovasi Pendidikan, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.36550/2415-7988-2024-1-212-44-50. Acesso em: 04 de out. de 2024.
YANG, Xiao. Higher Education Multimedia Teaching System Based on the Artificial Intelligence Model and Its Improvement. Mobile Information Systems, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2023/8215434. Acesso em: 06 de out. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.