A utilização do Word e Excel por alunos da EJA para criar subsunçores para uso de software Modellus
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i3.124Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Software, Física.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida junto a uma turma do Ensino Médio, na modalidade Ensino de Jovens e Adultos - EJA, durante o mês de Abril de 2016, em um Colégio Estadual na cidade de Amargosa, no interior da Bahia, no qual estamos desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado O uso do software Modellus no ensino de Física para Jovens e Adultos do curso de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UESB. Neste trabalho, procuramos construir subsunçores através de atividades realizadas com os Programas Word e Excel com os alunos da EJA, com o objetivo de facilitar a utilização do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem de conceitos físicos, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, na qual aplicamos um questionário para fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso do computador. Constatamos por meio de questionário que, dos dez alunos que participavam do projeto, quatro estudantes disseram que nunca tiveram contato com o computador. A partir desses resultados, modificamos a sequência didática anteriormente construída para possibilitar aos participantes um primeiro contato com a máquina e, consequentemente, inseri-los nessa proposta de ensino. Diante deste cenário, elaboramos uma unidade didática a respeito do uso do computador, utilizando os programas Word e Excel, visando estabelecer subsunçores para utilizar o software Modellus. Por outro lado, o estudo demonstra que os alunos que, inicialmente, disseram que já tinham contato com o computador mostraram dificuldades durante a sequência didática. Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Software; Física.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.