O ensino por Projetos: explorando conceitos de geometria numa perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.128Palavras-chave:
projeto de ensino, interdisciplinaridade, inteligências múltiplas, abordagem Histórico-Crítica.Resumo
Trata-se do relato de uma experiência de ensino realizada com alunos de 3ª série do Ensino Médio da rede pública paulista, com duração de quatro meses. O projeto descrito foi elaborado visando atingir, de forma mais específica, as competências e habilidades da área de Matemática para a referida série, a partir de um trabalho interdisciplinar, dentro de uma abordagem Histórico-Crítica, explorando outras inteligências, além da lógico-matemática: a espacial, a linguística e interpessoal. A ideia foi a de propiciar o desenvolvimento de conteúdos ligados à construção dos sólidos geométricos e ao cálculo de suas áreas e volumes; a elaboração de artigos de opinião para produção de jornal da escola, e a produção de painéis artísticos para uma exposição de arte, utilizando a técnica de Assemblage , associada ao Cubismo. Esta dinâmica de trabalho permitiu que os alunos percebessem como os conhecimentos sobre a geometria foram se estruturando ao longo do tempo, como estão interligados numa espécie de rede que vai se expandindo, ligando assuntos e áreas de conhecimentos que se complementam. Permitiu também que os alunos trabalhassem em ritmos diferenciados, estabelecessem formas de trabalho em grupo e desenvolvessem diferentes habilidades, em comparação a uma abordagem mais tradicional do conteúdo matemático citado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.