O ensino por Projetos: explorando conceitos de geometria numa perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Beatriz Salemme Corrêa Cortela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.128

Palavras-chave:

projeto de ensino, interdisciplinaridade, inteligências múltiplas, abordagem Histórico-Crítica.

Resumo

Trata-se do relato de uma experiência de ensino realizada com alunos de 3ª série do Ensino Médio da rede pública paulista, com duração de quatro meses. O projeto descrito foi elaborado visando atingir, de forma mais específica, as competências e habilidades da área de Matemática para a referida série, a partir de um trabalho interdisciplinar, dentro de uma abordagem Histórico-Crítica, explorando outras inteligências, além da lógico-matemática: a espacial, a linguística e interpessoal. A ideia foi a de propiciar o desenvolvimento de conteúdos ligados à construção dos sólidos geométricos e ao cálculo de suas áreas e volumes; a elaboração de artigos de opinião para produção de jornal da escola, e a produção de painéis artísticos para uma exposição de arte, utilizando a técnica de Assemblage , associada ao Cubismo. Esta dinâmica de trabalho permitiu que os alunos percebessem como os conhecimentos sobre a geometria foram se estruturando ao longo do tempo, como estão interligados numa espécie de rede que vai se expandindo, ligando assuntos e áreas de conhecimentos que se complementam. Permitiu também que os alunos trabalhassem em ritmos diferenciados, estabelecessem formas de trabalho em grupo e desenvolvessem diferentes habilidades, em comparação a uma abordagem mais tradicional do conteúdo matemático citado.

Biografia do Autor

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Bauru

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Prof. Assist. Dr. do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência, Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru. biacortela@fc.unesp.br.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Salemme Corrêa Cortela, B. (2017). O ensino por Projetos: explorando conceitos de geometria numa perspectiva interdisciplinar. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 1–15. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.128

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula