Uma proposta diferenciada para o ensino e aprendizagem da matemática na educação básica

Palavras-chave: Material manipulativo, Educação interativa, Matemática.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência realizada através do projeto de extensão “Matemáticando”, o qual tem como objetivo promover a interação de alunos do ensino fundamental e médio com a Matemática, através da utilização de materiais manipulativos, jogos matemáticos interativos e propostas diferenciadas para resolução de problemas. Deste modo, apresentaremos as práticas alternativas para o ensino de geometria e trigonometria, que fazem parte do projeto, identificando diferentes propostas de organização de atividades de ensino na tentativa de criar um espaço para experimentação de novas práticas com a proposta de desmitificar a ideia de que Matemática é uma matéria difícil. Assim, evidenciaremos parte de algumas atividades que proporcionaram o desenvolvimento da criatividade durante a elaboração de atividades por parte dos professores e dos licenciandos envolvidos proporcionando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola pública. “Matemáticando” faz parte do programa de extensão comunitário “UniverCidades” da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Biografia do Autor

Gabriel Xavier Santos, UESB
Graduando em Licenciatura em Matemática

Referências

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Publicado
2017-10-02
Seção
Experiências de Sala de Aula