Uma proposta diferenciada para o ensino e aprendizagem da matemática na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.139

Palavras-chave:

Material manipulativo, Educação interativa, Matemática.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência realizada através do projeto de extensão Matemáticando, o qual tem como objetivo promover a interação de alunos do ensino fundamental e médio com a Matemática, através da utilização de materiais manipulativos, jogos matemáticos interativos e propostas diferenciadas para resolução de problemas. Deste modo, apresentaremos as práticas alternativas para o ensino de geometria e trigonometria, que fazem parte do projeto, identificando diferentes propostas de organização de atividades de ensino na tentativa de criar um espaço para experimentação de novas práticas com a proposta de desmitificar a ideia de que Matemática é uma matéria difícil. Assim, evidenciaremos parte de algumas atividades que proporcionaram o desenvolvimento da criatividade durante a elaboração de atividades por parte dos professores e dos licenciandos envolvidos proporcionando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola pública. Matemáticando faz parte do programa de extensão comunitário UniverCidades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Biografia do Autor

Gabriel Xavier Santos, UESB

Graduando em Licenciatura em Matemática

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Santos, G. X. (2017). Uma proposta diferenciada para o ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 16–24. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.139

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula