Relato de Experiências do Estágio de Ciências na forma de minicurso: resíduos sólidos e impactos socioambientais

Palavras-chave: Educação ambiental, Estágio, Minicurso, Ensino de Ciências

Resumo

Entre as atividades propostas para estágios supervisionados na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, encontra-se o minicurso, opção adotada por um grupo de estagiários para trabalhar, em uma escola estadual do Sudoeste da Bahia, com o tema resíduos sólidos e impactos ambientais, escolhido em virtude da familiaridade dos estagiários com a educação ambiental, pela participação de todos em projetos de pesquisas, e também pela necessidade de se trabalhar questões ambientais com os alunos, por constituírem objetos das aulas de uma turma de doze alunos do nono ano do ensino fundamental. Ao longo de quatro encontros, as práticas selecionadas os envolveram, atraindo seu olhar crítico para problemas socioambientais, de modo que o minicurso constituiu uma experiência positiva, apesar de dificuldades geradas pela falta de costume da turma com interação dialógica em sala de aula. Todos saíram do curso com a sensação de dever cumprido, pois a timidez não os impediu de problematizar os temas nem de socializar com colegas e estagiários. Desta forma, o minicurso acrescentou muito, tanto à experiência de estágio, como à experiência de novas práticas, já que professores devem sempre estar abertos e preparados para renovar-se, usando novas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Jumara Palma Nascimento Serra, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas

Lucas Silva de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas

Roberta Pereira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas

Maria da Glória Querino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores. Laboratório de Ciências Biológicas. Área de Educação. Departamento de Ciências Biológicas.

Referências

BARREIRO, I. M. F.; Gebran, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: a busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.

CARVALHO, I. C. de M. A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político-pedagógica. In: LOUREIRO, C. F. B; LAYRAGUES, P. P; CASTRO, R. S. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2002. p.53-65

LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R. de S. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 179-219.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos de educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, S. G. Ghedin, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? INEP/ Relatos de pesquisa - Série documental, n. 25, , p.16-25, 1995.

SILVA, S. do N. O tema ambiente em um livro didático de biologia do ensino médio: uma análise à luz da teoria sociológica de Basil Bernstein. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2012.

SILVA, S. do N; EL-HANI, C. A abordagem do tema ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, abr./jun. 2014. Número temático: Discursos Ambientais em Educação em Ciências: contribuições para a democracia, cidadania e justiça social, maio/agosto de 2014. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/ view/903/387>. Acesso em: 18 mar. 2016.

Publicado
2020-08-31
Como Citar
Serra, J., Almeida, L., Santos, R., Querino, M., & Silva, S. (2020). Relato de Experiências do Estágio de Ciências na forma de minicurso: resíduos sólidos e impactos socioambientais. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 252-268. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.144