Geogebra 3D: uma proposta de integração entre tecnologia e prática pedagógica para professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp-v2-n1-150Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais. GeoGebra 3D. Construções Geométricas.Resumo
O presente relato de experiência descreve a experiência vivenciada durante uma aula do curso intitulado Integração entre Tecnologias de Informação e Comunicação e a prática docente de professores de Matemática, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista. O objetivo do curso foi desenvolver inovações no ensino de Matemática na Educação Básica, com vistas à integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de Matemática, proporcionando aos professores experiências significativas de (re)aprendizado e discussão de conteúdos matemáticos escolares por meio de atividades com o uso das TIC. Outro objetivo foi o de discutir sobre os limites e possibilidades da utilização de TIC nas aulas de Matemática. Para tal, foram realizados encontros durante uma semana, que contaram com estudos, reflexões, elaboração e discussões de atividades de ensino utilizando Tecnologias Digitais (TD) como estratégia para encorajar os professores da rede pública a utilizar os softwares em sala de aula, buscando promover a aprendizagem de utilização de softwares. Ao final da aula, foi perceptível o interesse dos professores em utilizar o software nas suas carreiras docentes, ficando, assim, clara a importância do uso das tecnologias na educação atual.Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. O computador na escola: contextualizando a formação de professores praticar a teoria, refletir a prática. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) Programa de Pós Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2000, 265 p.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, J. M. (Org.), Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.p. 38-45.
BORBA M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e a Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
BOVO, Audria A. Formação Continuada de Professores de Matemática para o uso da Informática na Escola: tensões entre proposta e implementação. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós Graduação em Educação Matemática. UNESP, Universidade Estadual de São Paulo. Rio Claro, SP, 2004.
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. As concepções de professores de matemática em início de carreira sobre as contribuições da formação inicial para a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Bolema. Rio Claro, SP. v.23, n. 36, p.775-800, 2010.
COSTA, Marília Lidiane Chaves da; LINS, Abigail Fregni. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Revista Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.12, n.3, p.452-470, 2010.
INTERNATIONAL GEOGEBRA INSTITUTE. Geogebra. 2016. Disponível em: <https://www.geogebra.org/apps>. Acesso em: 12 jan. 2016.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LOPES, R. P. Concepções e práticas declaradas de ensino e aprendizagem com TDIC em cursos de licenciatura em matemática. 2014. 691 f. Tese (Doutorado) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. Rio Claro: UNESP, 2003. 192p..
PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação. v.11, n. 31, 43-57,. jan/abr., 2006.
SANTOS, F. M. V.; FREITAS, S. F. Avaliação da usabilidade de ícones de aplicativo de dispositivo móvel utilizado como apoio educacional para crianças na idade pré-escolar. Revista da Associação Brasileira de Ergonomia. v.10, n.1, p.123-133, 2015. Disponível em: < http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/471>. Acesso em: 15 abr. 2016.
SMOLE, K.; DINIZ, M. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SOUSA, R. P; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, J. M. (Org.), Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 22-31.
ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Professores de Matemática que utilizam softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.