O que pensam os futuros professores de Matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência

Autores

  • Marcos Pavani Carvalho IF Sudeste de Minas Gerais
  • Liliane Martinez Antonow IF Sudeste de Minas Gerais
  • José Fernandes Silva IF de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v2-n1-154

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Formação de professores. Iniciação à Docência.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática que envolveu um grupo de cinco estudantes da Licenciatura em Matemática ingressantes no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid, projeto financiado pela Capes. Seu objetivo é discutir as percepções dos futuros professores a respeito das contribuições do Pibid no processo de desenvolvimento do conhecimento profissional. A análise de dados fundamentou-se nos estudos de Ponte (1995; 1998) e Ball, Thames e Phelps (2008). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco estudantes da Licenciatura em Matemática participantes do Pibid, após seis meses da inserção do grupo de futuros professores no contexto escolar. Percebemos que os futuros professores acreditam que o Pibid pode contribuir na melhoria da formação acadêmica. Constatamos indícios da articulação dos conhecimentos mobilizados nas disciplinas cursadas na licenciatura com a prática desenvolvida nas aulas ministradas. Percebemos também que a coordenação do programa não promove espaço para a reflexão acerca do planejamento e da prática realizada nas aulas ministradas pelos futuros professores. Assim, existe a necessidade de que a coordenação do Pibid Matemática, desenvolva processos formativos para o professor da escola pública que acompanha os estudantes nas ações na escola parceira e providencie espaços para a reflexão desses docentes juntos aos futuros professores durante todo o decorrer do Pibid para o planejamento, no decorrer e na avaliação das aulas nas escolas que integram esse projeto.

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Publicado

2017-09-03

Como Citar

Carvalho, M. P., Antonow, L. M., & Silva, J. F. (2017). O que pensam os futuros professores de Matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência. Com a Palavra, O Professor, 2(2), 77–91. https://doi.org/10.23864/cpp-v2-n1-154