O que pensam os futuros professores de Matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp-v2-n1-154Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Formação de professores. Iniciação à Docência.Resumo
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática que envolveu um grupo de cinco estudantes da Licenciatura em Matemática ingressantes no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid, projeto financiado pela Capes. Seu objetivo é discutir as percepções dos futuros professores a respeito das contribuições do Pibid no processo de desenvolvimento do conhecimento profissional. A análise de dados fundamentou-se nos estudos de Ponte (1995; 1998) e Ball, Thames e Phelps (2008). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco estudantes da Licenciatura em Matemática participantes do Pibid, após seis meses da inserção do grupo de futuros professores no contexto escolar. Percebemos que os futuros professores acreditam que o Pibid pode contribuir na melhoria da formação acadêmica. Constatamos indícios da articulação dos conhecimentos mobilizados nas disciplinas cursadas na licenciatura com a prática desenvolvida nas aulas ministradas. Percebemos também que a coordenação do programa não promove espaço para a reflexão acerca do planejamento e da prática realizada nas aulas ministradas pelos futuros professores. Assim, existe a necessidade de que a coordenação do Pibid Matemática, desenvolva processos formativos para o professor da escola pública que acompanha os estudantes nas ações na escola parceira e providencie espaços para a reflexão desses docentes juntos aos futuros professores durante todo o decorrer do Pibid para o planejamento, no decorrer e na avaliação das aulas nas escolas que integram esse projeto.Referências
ALMEIDA, R. N. Professor de Matemática em Início de Carreira: Contribuições do Pibid. Tese de Doutorado em Educação Matemática Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: what makes it special? In: Journal of Teacher Education. v. 59, n.5, novembro, p. 389-407, 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70 ed. Lisboa, 2011.
BRASIL. Capes. Portaria Normativa nº. 38 de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 Dez. de 2007.
GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas Docentes no Brasil. Brasília: UNESCO, 2011.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. NÓVOA, A. (org.). Vida de Professores. Portugal. Editora: Porto, 2013.
PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. 1998, Lisboa. Disponível em www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos-por-temas.htm. Acesso em: 10 abr. 2014.
PONTE, J. P. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de matemática. 1995, Lisboa. Disponível em www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos-por-temas.htm. Acesso em: 10 abr. 2014.
SACRITÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (orgs). Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo. Editora: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.