Quem disse que Matemática não é brincadeira? Geometria, jogos digitais e ludicidade no ciclo da alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp-v2-n1-159Palavras-chave:
Alfabetização matemática, Geometria, Tecnologia, Ludicidade.Resumo
O presente artigo traz um relato de experiência em uma turma de alfabetização da rede pública, cujo planejamento tinha, como objetivo, consolidar habilidades referentes ao estudo de geometria, sem perder de vista as capacidades da alfabetização e letramento em Língua Portuguesa. As capacidades foram trabalhadas por meio de sequências didáticas que contemplassem as metas de trabalho a serem alcançadas com a turma, dentre as quais se destaca desenvolvimento da leitura, escrita, produção de texto e Geometria. A necessidade de promover um trabalho interdisciplinar, rompendo com áreas de conhecimentos distantes umas das outras, com conteúdos estanques e pouco significativos para os estudantes, propiciou momentos de intenso deleite e aprendizagens múltiplas por meio de um diálogo coeso entre as áreas de conhecimento. A conexão estabelecida entre as diversas áreas de conhecimento teve, como elo, a linguagem e a tecnologia, por meio da utilização de atividades e recursos didático-pedagógicos lúdicos, com vistas a favorecer o desenvolvimento das crianças como sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.Referências
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental Matemática. Belo Horizonte: SMED/RME-BH, 2010.
______________. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Belo Horizonte: SMED/RME-BH, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Brasília:MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, v.3. Brasília: SEF, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá- bé- bi- bó- bu. São Paulo: Scipione, 1999. CARLOS, José. Geoplano virtual. Disponível em: http://profjosecarlos.no.comunidades.net/geoplano-virtual. Acesso em 25agosto 2016.
DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida escolar. 2ª edição. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.