Modernização da Matemática nas Escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição dos professores de matemática

Autores

  • Irani Parolin Santana (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-162

Resumo

O presente trabalho busca descrever e analisar o processo de modernização do ensino da Matemática em Vitória da Conquista e Tanquinho, municípios localizados no estado da Bahia. O recorte temporal refere-se ao período compreendido entre os anos 1960 e 1970, momento em que aconteceu, de maneira efetiva, esse movimento de modernização da Matemática, que contou com diferentes atores (professores, instituições, cientistas, entre outros), e que, notadamente, apresentou características diferentes dos movimentos de mudança na educação em geral ocorridos até então. Este movimento, em determinado momento, se constituiu em uma rede, por intermédio das ações de seus sujeitos, da circulação de ideias e tradução de interesses. Intencionou-se investigar como os processos de institucionalização, profissionalização e modernização chegaram ao interior do estado da Bahia; de que maneira a modernização da Matemática chegou às escolas de Vitória da Conquista e de Tanquinho; como os professores se apropriaram dos conteúdos sugeridos pela modernização do ensino da Matemática na realização da pesquisa. As fontes documentais primárias - diários de classe, cadernos, atas, enfim, fontes escritas - foram priorizadas, como também as fontes orais - obtidas em entrevistas com professores que participaram do processo de modernização do ensino de Matemática. Após o levantamento da documentação das escolas, o trabalho restringiu-se a quatro escolas que estavam ativas naquele período. Dessa forma, foi possível a identificação de alguns conteúdos relacionados ao movimento de modernização do ensino da Matemática, para, posteriormente, buscar contato com professores identificados na documentação das escolas. Assim, com a análise dos documentos orais e escritos, encontraram-se indícios de como o processo de institucionalização, profissionalização e modernização do ensino de Matemática se desenvolveu e chegou às escolas, dentro do processo da rede de atores no contexto do estado Bahia.

Biografia do Autor

Irani Parolin Santana, (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP)

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Santana, I. P. (2016). Modernização da Matemática nas Escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição dos professores de matemática. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 108. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-162