Modernização da Matemática nas Escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição dos professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-162Resumo
O presente trabalho busca descrever e analisar o processo de modernização do ensino da Matemática em Vitória da Conquista e Tanquinho, municípios localizados no estado da Bahia. O recorte temporal refere-se ao período compreendido entre os anos 1960 e 1970, momento em que aconteceu, de maneira efetiva, esse movimento de modernização da Matemática, que contou com diferentes atores (professores, instituições, cientistas, entre outros), e que, notadamente, apresentou características diferentes dos movimentos de mudança na educação em geral ocorridos até então. Este movimento, em determinado momento, se constituiu em uma rede, por intermédio das ações de seus sujeitos, da circulação de ideias e tradução de interesses. Intencionou-se investigar como os processos de institucionalização, profissionalização e modernização chegaram ao interior do estado da Bahia; de que maneira a modernização da Matemática chegou às escolas de Vitória da Conquista e de Tanquinho; como os professores se apropriaram dos conteúdos sugeridos pela modernização do ensino da Matemática na realização da pesquisa. As fontes documentais primárias - diários de classe, cadernos, atas, enfim, fontes escritas - foram priorizadas, como também as fontes orais - obtidas em entrevistas com professores que participaram do processo de modernização do ensino de Matemática. Após o levantamento da documentação das escolas, o trabalho restringiu-se a quatro escolas que estavam ativas naquele período. Dessa forma, foi possível a identificação de alguns conteúdos relacionados ao movimento de modernização do ensino da Matemática, para, posteriormente, buscar contato com professores identificados na documentação das escolas. Assim, com a análise dos documentos orais e escritos, encontraram-se indícios de como o processo de institucionalização, profissionalização e modernização do ensino de Matemática se desenvolveu e chegou às escolas, dentro do processo da rede de atores no contexto do estado Bahia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.