A cultura escolar do ensino de matemática nos anos iniciais: um panorama nos grupos escolares em Anagé, Brumado e Guanambi – Bahia (1938-2000)

  • Rosemeire dos Santos Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Cultura Escolar do Ensino de Matemática;, Grupo Escolar;, Anagé;, Brumado;, Guanambi.

Resumo

A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi – Bahia (19382000) teve por objetivo identificar e analisar aspectos em que as cidades de Anagé, Brumado e Guanambi se aproximam, intercruzam (intersectam) ou se distanciam em relação à Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, considerando o panorama dos Grupos Escolares em uma perspectiva histórico-comparativa. A pesquisa perpassou por, pelo menos, quatro momentos: 1) O trajeto historiográfico – a idealização e constituição do objeto de pesquisa, o percurso percorrido até seu recorte, o estabelecimento teórico-metodológico, as atualizações, as práticas culturais; 2) A observação junto à Legislação do Estado da Bahia (1891-1972), componente que demarca as deliberações oficiais para o Ensino Público Primário, Grupos Escolares e Ensino de Matemática nos Anos Iniciais; 3) O delineamento espacial – uma descrição histórica da Criação dos Grupos Escolares na Bahia, identificando o contexto em que, em Anagé, Brumado e Guanambi, essa modalidade de ensino foi implantada; 4) A Construção – análise, por intermédio das fontes documentais, da relação de intersecção ou de distanciamento entre as cidades foco. Os resultados da pesquisa evidenciaram que aspectos, como As Práticas Culturais da Leitura e da Escrita, a materialidade escolar, os Programas de Ensino, os Exames Escolares e as medidas socioeducativas e disciplinares ou punitivas conformam uma Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

Biografia do Autor

Rosemeire dos Santos Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Licenciada em História; especialista em "Memória, História e Historiografia", "Gestão escolar" e Educação a Distância"; Docente da Rede Estadual de Ensino; Mestra em Educação (UESB); Doutoranda em Educação (UFS).
Publicado
2019-04-26