A cultura escolar do ensino de matemática nos anos iniciais: um panorama nos grupos escolares em Anagé, Brumado e Guanambi – Bahia (1938-2000)

Autores

  • Rosemeire dos Santos Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.187

Palavras-chave:

Cultura Escolar do Ensino de Matemática;, Grupo Escolar;, Anagé;, Brumado;, Guanambi.

Resumo

A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi Bahia (19382000) teve por objetivo identificar e analisar aspectos em que as cidades de Anagé, Brumado e Guanambi se aproximam, intercruzam (intersectam) ou se distanciam em relação à Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, considerando o panorama dos Grupos Escolares em uma perspectiva histórico-comparativa. A pesquisa perpassou por, pelo menos, quatro momentos: 1) O trajeto historiográfico a idealização e constituição do objeto de pesquisa, o percurso percorrido até seu recorte, o estabelecimento teórico-metodológico, as atualizações, as práticas culturais; 2) A observação junto à Legislação do Estado da Bahia (1891-1972), componente que demarca as deliberações oficiais para o Ensino Público Primário, Grupos Escolares e Ensino de Matemática nos Anos Iniciais; 3) O delineamento espacial uma descrição histórica da Criação dos Grupos Escolares na Bahia, identificando o contexto em que, em Anagé, Brumado e Guanambi, essa modalidade de ensino foi implantada; 4) A Construção análise, por intermédio das fontes documentais, da relação de intersecção ou de distanciamento entre as cidades foco. Os resultados da pesquisa evidenciaram que aspectos, como As Práticas Culturais da Leitura e da Escrita, a materialidade escolar, os Programas de Ensino, os Exames Escolares e as medidas socioeducativas e disciplinares ou punitivas conformam uma Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

Biografia do Autor

Rosemeire dos Santos Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em História; especialista em "Memória, História e Historiografia", "Gestão escolar" e Educação a Distância"; Docente da Rede Estadual de Ensino; Mestra em Educação (UESB); Doutoranda em Educação (UFS).

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

Amaral, R. dos S. (2019). A cultura escolar do ensino de matemática nos anos iniciais: um panorama nos grupos escolares em Anagé, Brumado e Guanambi – Bahia (1938-2000). Com a Palavra, O Professor, 4(8), 400. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.187