A cultura escolar do ensino de matemática nos anos iniciais: um panorama nos grupos escolares em Anagé, Brumado e Guanambi Bahia (1938-2000)
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.187Palavras-chave:
Cultura Escolar do Ensino de Matemática;, Grupo Escolar;, Anagé;, Brumado;, Guanambi.Resumo
A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi Bahia (19382000) teve por objetivo identificar e analisar aspectos em que as cidades de Anagé, Brumado e Guanambi se aproximam, intercruzam (intersectam) ou se distanciam em relação à Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, considerando o panorama dos Grupos Escolares em uma perspectiva histórico-comparativa. A pesquisa perpassou por, pelo menos, quatro momentos: 1) O trajeto historiográfico a idealização e constituição do objeto de pesquisa, o percurso percorrido até seu recorte, o estabelecimento teórico-metodológico, as atualizações, as práticas culturais; 2) A observação junto à Legislação do Estado da Bahia (1891-1972), componente que demarca as deliberações oficiais para o Ensino Público Primário, Grupos Escolares e Ensino de Matemática nos Anos Iniciais; 3) O delineamento espacial uma descrição histórica da Criação dos Grupos Escolares na Bahia, identificando o contexto em que, em Anagé, Brumado e Guanambi, essa modalidade de ensino foi implantada; 4) A Construção análise, por intermédio das fontes documentais, da relação de intersecção ou de distanciamento entre as cidades foco. Os resultados da pesquisa evidenciaram que aspectos, como As Práticas Culturais da Leitura e da Escrita, a materialidade escolar, os Programas de Ensino, os Exames Escolares e as medidas socioeducativas e disciplinares ou punitivas conformam uma Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.