Os Grupo Escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática: uma revisão bibliográfica

Palavras-chave: História da Ciência

Resumo

Nossa produção versa sobre a implantação dos grupos escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Cientifica e Formação de Professores,  que busca analisar o processo de escolarização dos conhecimentos matemáticos nos primeiros grupos escolares implantados no Município de Aiquara, com vista, a investigar a prática dos professores Matemática no período da implantação do grupo escolar, bem como compreender a orientação dada ao ensino de Matemática no período vigente a implantação do grupo escolar. Nesses termos, discorremos uma breve revisão bibliográfica sobre a implantação dos grupos escolares no Brasil e de que forma o ensino de matemática era difundido nos grupos escolares, com o objetivo de situar numa perspectiva histórica, o ensino de matemática no ensino primário.

Biografia do Autor

Zenildo Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Aluno do Curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (Mestrado Acadêmico) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Literatura e Ensino de Literatura (UESB), Licenciado em Matemática (UESB), Licenciado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Contato: zenildo198090@gmail.com Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3266291362839017   
Claudinei Camargo de Sant'Ana, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Cientifica e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié BA, Coordenador do Grupo de Estudo em Educação Matemática - GEEM. Contato: claudinei@ccsantana.com. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2970320445020239
Publicado
2019-04-26