Modelagem Matemática: Concepções de licenciandos em formação inicial

Autores

  • Ana Lúcia Pereira
  • Emilly Gonzales Jolandek
  • Luiz Otávio Rodrigues Mendes

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.205

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Ensino. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de prática sobre Modelagem Matemática realizada com licenciandos do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As atividades desenvolvidas foram baseadas em duas modelagens: I calcular a área do corpo humano e II relação da numeração do calçado com o tamanho do pé, onde os alunos foram estimulados a participar ativamente desse processo. O trabalho teve como objetivo inserir o tema Modelagem Matemática (MM) no contexto de formação inicial de professores, pensando em como ela pode ser utilizada enquanto uma metodologia que pode ser empregada na sala de aula. A principal lição extraída dessa experiência foi a efetividade da metodologia de modelagem matemática em aprimorar o conhecimento matemático utilizado em cada uma das modelagens, a criatividade e a colaboração entre os licenciandos, tornando a aprendizagem mais significativa. Nossos dados apontam ainda que é preciso um investimento maior no uso de metodologias diferenciadas durante a formação inicial de professores.  

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Pereira, A. L., Jolandek, E. G., & Mendes, L. O. R. (2019). Modelagem Matemática: Concepções de licenciandos em formação inicial. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 1–15. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.205