A utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática: uma experiência no ensino de funções e inequações para alunos com necessidades especiais visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.206

Palavras-chave:

material concreto, ensino e aprendizagem, matemática

Resumo

Este artigo destaca parte de uma pesquisa que enfatizou a importância do uso de Material Concreto (MC) no Ensino de Matemática, em especial no ensino Médio. Apresenta a utilização do MC denominado Caixa Para Estudo de Funções e Inequações - CAPEFI. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. A experiência destaca construção e a aplicação do MC, a CAPEFI[1], em dois grupos: alunos do 1º ano do Ensino Médio, Escola Pública Estadual, de Vitória da Conquista e, 03 alunos portadores de necessidades especiais visuais. A parte ora relatada enfoca a aplicação realizada com o segundo grupo.  Os resultados obtidos ressaltam a importância do MC para o desenvolvimento matemático do grupo pesquisado.   [1] Após várias pesquisas não detectamos material semelhante no mercado. Assim, já está tramitando na Universidade o pedido de patente do material concreto.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, M. D. F. da, & Pinheiro, D. M. D. (2020). A utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática: uma experiência no ensino de funções e inequações para alunos com necessidades especiais visuais. Com a Palavra, O Professor, 5(13), 101–116. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.206