A utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática: uma experiência no ensino de funções e inequações para alunos com necessidades especiais visuais
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.206Palavras-chave:
material concreto, ensino e aprendizagem, matemáticaResumo
Este artigo destaca parte de uma pesquisa que enfatizou a importância do uso de Material Concreto (MC) no Ensino de Matemática, em especial no ensino Médio. Apresenta a utilização do MC denominado Caixa Para Estudo de Funções e Inequações - CAPEFI. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. A experiência destaca construção e a aplicação do MC, a CAPEFI[1], em dois grupos: alunos do 1º ano do Ensino Médio, Escola Pública Estadual, de Vitória da Conquista e, 03 alunos portadores de necessidades especiais visuais. A parte ora relatada enfoca a aplicação realizada com o segundo grupo. Os resultados obtidos ressaltam a importância do MC para o desenvolvimento matemático do grupo pesquisado. [1] Após várias pesquisas não detectamos material semelhante no mercado. Assim, já está tramitando na Universidade o pedido de patente do material concreto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.