Uma análise das estratégias utilizadas por alunos do nível superior perante questões que envolvem o Teorema de Pitágoras
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i2.224Palavras-chave:
Teorema de Pitágoras; Estratégias de resolução; Geometria; Ensino Superior.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de alunos recém-ingressados no curso de Licenciatura em Matemática, quando estes se deparam perante questões que envolvem o Teorema de Pitágoras em sua resolução. Pereira, Couto e Costa (2016) defendem esse tipo de trabalho pela possibilidade de analisar as dificuldades que os alunos encontram em determinado conteúdo. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, realizado com 32 participantes que acabavam de ingressar no curso de Licenciatura em Matemática. O instrumento para a realização da coleta de dados foi um questionário composto por 10 questões que envolvessem o teorema estudado nesse trabalho. Por meio da análise de dados identificamos como média geral 24% de respostas corretas, que consideramos um valor pouco satisfatório. Dividimos as respostas incorretas em duas categorias: apresenta indício do Teorema de Pitágoras e não apresenta indício do Teorema de Pitágoras. Os dados coletados foram agrupados de acordo com suas características de forma a facilitar nossa análise. Assim, foi identificado que apesar da alta incidência de respostas erradas, 46% do total de respostas analisadas possuíam indícios de conhecimento do teorema. Nas respostas incorretas a estratégia mais frequente foi a erro na resolução, na qual em seus registros o aluno apresenta erro nas operações básicas, no cálculo de potência, raízes e na solução de equações do 2º grau. Além disso, foi possível identificar que os alunos apresentam melhor desempenho em questões não contextualizadas. Essa análise nos mostra que alunos que ingressam no Ensino Superior ainda apresentam dificuldades que deveriam ter sido sanadas na Educação Básica. Portanto, acreditamos ser necessária a criação de métodos de intervenção capazes de solucionar as dificuldades que acompanham esses alunos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.