Casos de ensino na formação continuada de professores: reflexões sobre a prática orientada pela abordagem investigativa em aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.232Resumo
Este estudo é resultado de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de professores. A problemática oriunda da formação inicial e da formação continuada de professores de Matemática refere-se a investigação sobre a abordagem a ser utilizada para os métodos de ensino de forma a potencializar a sua integração na prática docente. Daí, a pesquisa sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática e a realização de uma ação de formação de professores, articulada com a extensão, com o objetivo de promover reflexões sobre a prática docente a partir da análise e construção de casos de ensino orientados para a abordagem investigativa em aulas de Matemática. Os casos de ensino são tomados como instrumento pedagógico para a formação de professores com base nos estudos apresentados pela pesquisadora Maria da Graça Mizukami. O recorte, aqui apresentado, considera o desenvolvimento desses casos de ensino e a análise das suas potencialidades no processo do professor (re)pensar a prática de ensinar e aprender Matemática. As análises, sob tais perspectivas teóricas, consideraram dois encontros com casos de ensino, desenvolvidos em uma ação de formação de professores, envolvendo doze professores do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Básica Estadual. Os encontros foram gravados, transcritos e analisados segundo as perspectivas teóricas da na perspectiva do professor reflexivo, considerando a teoria de Donald Schön, e o desenvolvimento profissional docente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.