A teoria de Fleck na pesquisa em Educação Científica e Tecnológica da UFSC

Autores

  • Alayde Ferreira dos Santos UNEB / UFSC

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.233

Palavras-chave:

Epistemologia. Ludwik Fleck. Teses. PPGECT. UFSC.

Resumo

Neste artigo abordo a teoria epistemológica de Ludwik Fleck (1896-1961) que, passadas mais de oito décadas de sua primeira edição (1935), ainda é utilizada para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao reconhecer essa importância e o fato de a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ser referência no que tange ao pioneirismo sobre os estudos de Fleck no Brasil, tenho como objetivo analisar as produções de teses dos últimos cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), que aplicaram a teoria fleckiana para embasar suas pesquisas. De acordo com os dados coletados, constatei que, apesar de a UFSC ser referência nos estudos fleckianos, foram localizadas nesse programa, seis teses, no período de 2013 a 2017, que utilizaram esse autor e suas categorias. Observei que nenhum desses estudos aborda a área de Matemática e, pela relevância dessa aproximação, lanço considerações no sentido da possibilidade de utilizar-se essa proposta em pesquisas futuras.

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Santos, A. F. dos. (2017). A teoria de Fleck na pesquisa em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 47–62. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.233