Explorando o contexto histórico de uma ferrovia: uma proposta de ensino com professores de física do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.236Palavras-chave:
Formação cultural, História da ciência, Professores de físicaResumo
A história da ciência tem sido considerada importante para propiciar uma formação cultural ampla para professores e alunos, reduzindo assim o ensino fragmentado ainda vigente nas escolas brasileiras. Buscou-se contribuir para a inserção da história da ciência no ensino de física, a partir de um episódio histórico sobre o desenvolvimento da ferrovia em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O método de ensino aplicado foi o estudo de caso histórico e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários. A pesquisa foi realizada com professores de física, matriculados num curso de formação continuada à distância. As atividades desenvolvidas contribuíram para a reflexão dos professores de física sobre a cultura científica local, ao tratar de um acontecimento passado em seu próprio município. Deseja-se que as discussões realizadas nesse trabalho possam incentivar a elaboração de atividades que integram as diferentes disciplinas do ensino básico e superior.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.