Explorando o contexto histórico de uma ferrovia: uma proposta de ensino com professores de física do ensino médio

Autores

  • José Pontes Schayder IFES
  • Edmundo Rodrigues Junior IFES
  • Cassiana B. Hygino IFRJ
  • Fernando J. Luna
  • Jorge Henrique Gualandi

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.236

Palavras-chave:

Formação cultural, História da ciência, Professores de física

Resumo

A história da ciência tem sido considerada importante para propiciar uma formação cultural ampla para professores e alunos, reduzindo assim o ensino fragmentado ainda vigente nas escolas brasileiras. Buscou-se contribuir para a inserção da história da ciência no ensino de física, a partir de um episódio histórico sobre o desenvolvimento da ferrovia em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O método de ensino aplicado foi o estudo de caso histórico e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários. A pesquisa foi realizada com professores de física, matriculados num curso de formação continuada à distância. As atividades desenvolvidas contribuíram para a reflexão dos professores de física sobre a cultura científica local, ao tratar de um acontecimento passado em seu próprio município. Deseja-se que as discussões realizadas nesse trabalho possam incentivar a elaboração de atividades que integram as diferentes disciplinas do ensino básico e superior.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Schayder, J. P., Junior, E. R., Hygino, C. B., Luna, F. J., & Gualandi, J. H. (2017). Explorando o contexto histórico de uma ferrovia: uma proposta de ensino com professores de física do ensino médio. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 63–79. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.236