Resolução e formulação de problemas no desenvolvimento do raciocínio combinatório

Autores

  • Célia Barros Nunes Uiversidade do Estado da Bahia - UNEB, DEDC X
  • Thaylan Campeche Vidal

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.237

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Resolução de Problemas, Matemática Discreta

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, buscou explicitar os benefícios da utilização da Metodologia de Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, por meio de um minicurso que visou proporcionar um ambiente de aprendizagem onde a pesquisa pudesse ser elaborada. Os dados coletados evidenciaram que, além de cultivar uma cultura de sala de aula na qual os alunos assumem papéis ativos e construtivos, a partir do contexto proporcionado, eles se apropriaram dos conceitos elementares da Análise Combinatória, alcançando generalizações que partiam da sua própria compreensão, e não do texto de um livro didático. Pode-se observar que a Formulação de Problemas, quando integrada à Resolução de Problemas, tornou-se um potencializador do processo de aprendizagem, no qual se estimulava à assimilação dos conteúdos e as habilidades de resolução de problemas motivada pela criatividade dos participantes. Por fim, fica evidente a forma com a qual a perspectiva de aprendizagem, orientada por metodologias diferenciadas, é imprescindível no ambiente de preparação docente, já que estes futuros professores adotam uma visão que objetiva levar aquilo que experimentam no desenvolver do curso à suas futuras salas de aula.

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Nunes, C. B., & Vidal, T. C. (2017). Resolução e formulação de problemas no desenvolvimento do raciocínio combinatório. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 80–104. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.237