Processo de aprendizagem da docência: narrativas de uma licencianda no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.242Palavras-chave:
Educação matemática, Aprendizagem da docência, PIBIDResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar as contribuições do subprojeto de Matemática do PIBID de uma Instituição de Ensino Superior pública de uma cidade do Interior do Estado de São Paulo, analisando as ações pedagógicas de uma licencianda durante o seu processo de aprendizagem da docência como participante do Programa. Trata-se de uma pesquisa descritiva que se utilizou de análise documental. A análise dos dados revelou um equilíbrio nos fragmentos que se referem a gestão do ensino e a gestão da aprendizagem, com prevalência nesta última, o que é discordante dos resultados de estudos anteriores realizados com licenciandos. Tal fato sugere uma contribuição do PIBID com relação a preocupação, não somente com a gestão do ensino, mas principalmente com a gestão da aprendizagem dos estudantes, o que certamente acarretará em uma melhor formação inicial. Além disso, encontramos elementos que nos permitiram afirmar que o PIBID contribuiu com o desenvolvimento das competências elencadas pelas Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática, a saber: elaborar propostas de ensino-aprendizagem e analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos estudantes; perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão; contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.