A construção do número e a sequência numérica oral nas práticas de professores da educação infantil

Autores

  • Heloise de Araujo Albuquerque
  • Ophelio Walkyrio de Castro Walvy IFRJ
  • Gabriela dos Santos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.243

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o papel que professores da Educação Infantil atribuem à sequência numérica oral no processo de construção e aquisição do conceito de número. Os resultados que apresentamos são parte de uma pesquisa mais ampla que permitiu a formação continuada de professores da Educação Infantil e a elaboração de um material de apoio destinado a estes professores que permite repensar sobre a importância da aquisição da sequência numérica oral para a construção do conceito de número pelas crianças. Para contemplar nosso objetivo, realizamos uma pesquisa de campo que envolveu observação de práticas e entrevistas semiestruturadas com um grupo de quatro professoras de uma creche municipal de Duque de Caxias, Baixada Fluminense/RJ. Analisamos os dados a luz das ideias de Piaget e seus seguidores. Nossos dados sugerem que as práticas e concepções sobre a sequência numérica oral estão estreitamente relacionadas às práticas e concepções sobre o processo de conceitualização do número e estas, por sua vez, sofrem influência das relações que as professoras estabelecem com a própria Matemática. Daí a necessidade de um programa de formação continuada para o grupo pesquisado.

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Publicado

2018-11-05

Como Citar

Albuquerque, H. de A., Walvy, O. W. de C., & Barbosa, G. dos S. (2018). A construção do número e a sequência numérica oral nas práticas de professores da educação infantil. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 132–154. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.243