A construção do número e a sequência numérica oral nas práticas de professores da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.243Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é identificar o papel que professores da Educação Infantil atribuem à sequência numérica oral no processo de construção e aquisição do conceito de número. Os resultados que apresentamos são parte de uma pesquisa mais ampla que permitiu a formação continuada de professores da Educação Infantil e a elaboração de um material de apoio destinado a estes professores que permite repensar sobre a importância da aquisição da sequência numérica oral para a construção do conceito de número pelas crianças. Para contemplar nosso objetivo, realizamos uma pesquisa de campo que envolveu observação de práticas e entrevistas semiestruturadas com um grupo de quatro professoras de uma creche municipal de Duque de Caxias, Baixada Fluminense/RJ. Analisamos os dados a luz das ideias de Piaget e seus seguidores. Nossos dados sugerem que as práticas e concepções sobre a sequência numérica oral estão estreitamente relacionadas às práticas e concepções sobre o processo de conceitualização do número e estas, por sua vez, sofrem influência das relações que as professoras estabelecem com a própria Matemática. Daí a necessidade de um programa de formação continuada para o grupo pesquisado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.