Conhecimentos de futuros professores acerca de funções com o uso de tecnologias digitais

Autores

  • Rodrigo Lacerda Carvalho Universidade Federal do Cariri
  • José Aires Castro Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.246

Resumo

A cada experiência, torna-se evidente que o ponto crucial para integrar as tecnologias aos processos pedagógicos é a formação de professores. Para tanto, elegemos elementos teóricos sobre Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) que aborda como a tecnologia é utilizada no ensino de conceitos específicos, em nosso caso o campo conceitual das estruturas multiplicativas. O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento matemático dos futuros professores para o ensino de estruturas multiplicativas a partir da utilização pedagógica das tecnologias digitais. Para tanto, elegemos a pesquisa colaborativa para conduzir os passos metodológicos deste trabalho. Na fase dos resultados nossa intenção foi perceber os momentos que os futuros professores compreenderam a variação de uma função afim. Nesta perspectiva, constatamos que os futuros docentes avançaram do conhecimento comum para o especializado do conteúdo e que o componente tecnológico foi fundamental para ampliar a percepção dos licenciandos em relação à utilização pedagógica da tecnologia.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

Carvalho, R. L., & Castro Filho, J. A. (2018). Conhecimentos de futuros professores acerca de funções com o uso de tecnologias digitais. Com a Palavra, O Professor, 3(5), 133–153. https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.246