Conhecimentos de futuros professores acerca de funções com o uso de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.246Resumo
A cada experiência, torna-se evidente que o ponto crucial para integrar as tecnologias aos processos pedagógicos é a formação de professores. Para tanto, elegemos elementos teóricos sobre Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) que aborda como a tecnologia é utilizada no ensino de conceitos específicos, em nosso caso o campo conceitual das estruturas multiplicativas. O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento matemático dos futuros professores para o ensino de estruturas multiplicativas a partir da utilização pedagógica das tecnologias digitais. Para tanto, elegemos a pesquisa colaborativa para conduzir os passos metodológicos deste trabalho. Na fase dos resultados nossa intenção foi perceber os momentos que os futuros professores compreenderam a variação de uma função afim. Nesta perspectiva, constatamos que os futuros docentes avançaram do conhecimento comum para o especializado do conteúdo e que o componente tecnológico foi fundamental para ampliar a percepção dos licenciandos em relação à utilização pedagógica da tecnologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.