Educação Financeira no ensino médio: relações com a Matemática Financeira na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.248Palavras-chave:
Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Matemática Financeira, Prática docente.Resumo
Neste artigo apresentamos um recorte de um estudo maior, de mestrado. Discutimos o ensino da Educação Financeira (EF) durante as aulas de Matemática Financeira (MF) no Ensino Médio. Com a facilidade de acesso ao crédito e as altas taxas de juros é importante que as pessoas sejam educadas financeiramente, no entanto, defendemos que a EF deve envolver discussões para além de questões como pagar à vista ou parcelado. Utilizamos como aporte teórico a Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2000). Nosso objetivo é analisar a abordagem da EF por professores do Ensino Médio durante aulas de MF. Usamos atividades de MF que apresentem potencial para discussão sobre EF, selecionadas do livro didático adotado pelos professores pesquisados. Relacionamos as orientações presentes no manual do professor e a prática em sala. Verificamos também as relações estabelecidas entre os conteúdos de MF e a EF. Concluímos que o trabalho com a EF envolve elementos que vão além da prática docente, é preciso que tenhamos uma formação de professores numa perspectiva crítica de EF e que as orientações presentes no manual não abordem as situações financeiras apenas para identificar a melhor forma de pagamento ou em qual situação hipotética de empréstimo vamos pagar menos juros, deixando de lado as questões sociais, políticas, culturais, éticas e ambientais que permeiam as discussões da EF.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.