A História da Matemática como prática com alunos do 1ª série do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.262Palavras-chave:
História da matemática. Prática Docente. Ensino de matemáticaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que abordou a temática: o uso da história da matemática em sala de aula e teve como sujeitos de pesquisa professores e alunos da rede estadual de ensino do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O objetivo que orienta essa pesquisa é investigar como a história da matemática pode contribuir para a compreensão dos conteúdos escolares de razão, proporção e equação polinomial do 2º grau. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários contendo questões abertas e fechadas aplicados a docentes e discentes e oficinas realizadas com vinte e cinco (25) estudantes. Os referenciais que orientaram essa pesquisa foram Garnica e Souza (2012), Roque (2012), Fiorentini e Lorenzato (2007). Podemos destacar como resultados: a aprendizagem de novas possibilidades de resolução de equações do 2º grau; o entendimento de que a matemática é uma ciência que se modificou durante o tempo com a história da humanidade, buscando novos métodos para se resolver determinados problemas, de acordo com a necessidade de cada época.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.