A História da Matemática como prática com alunos do 1ª série do Ensino Médio

Autores

  • Diana dos Santos Machado Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Pollyana dos Santos
  • Jorge Henrique Gualandi

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.262

Palavras-chave:

História da matemática. Prática Docente. Ensino de matemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que abordou a temática: o uso da história da matemática em sala de aula e teve como sujeitos de pesquisa professores e alunos da rede estadual de ensino do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O objetivo que orienta essa pesquisa é investigar como a história da matemática pode contribuir para a compreensão dos conteúdos escolares de razão, proporção e equação polinomial do 2º grau. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários contendo questões abertas e fechadas aplicados a docentes e discentes e oficinas realizadas com vinte e cinco (25) estudantes. Os referenciais que orientaram essa pesquisa foram Garnica e Souza (2012), Roque (2012), Fiorentini e Lorenzato (2007). Podemos destacar como resultados: a aprendizagem de novas possibilidades de resolução de equações do 2º grau; o entendimento de que a matemática é uma ciência que se modificou durante o tempo com a história da humanidade, buscando novos métodos para se resolver determinados problemas, de acordo com a necessidade de cada época.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

dos Santos Machado, D., Santos, P. dos, & Gualandi, J. H. (2018). A História da Matemática como prática com alunos do 1ª série do Ensino Médio. Com a Palavra, O Professor, 3(5), 21–38. https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.262

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula