Constituição de um Grupo de Estudo na própria Escola: caminho para a (re)construção dos conhecimentos profissionais

Autores

  • Angelica Fontoura Garcia Silva (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP)
  • Mirtes Souza Miranda
  • Ruy Cesar Pietropaolo

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-27

Palavras-chave:

Educação Matemática. Grupos de Estudo. Conhecimento Profissional Docente. Campo Conceitual Aditivo

Resumo

Este artigo tem o propósito de analisar os conhecimentos necessários ao ensino das estruturas aditivas (re)construídos por um grupo de professores, durante os estudos da teoria e pesquisas que tratam dessa temática. Tais conhecimentos foram evidenciados nas sessões de estudos que envolveram professores que lecionam Matemática para os anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação pela UNIAN, realizada numa escola pública do Estado de São Paulo, com 15 profissionais que atuam na educação básica. É importante ressaltar que a pesquisadora estava inserida no grupo e participou de todos os encontros, contribuindo para a realização dos estudos e fomentando discussões sobre teoria e prática. Os dados foram analisados à luz de investigações que discutem questões relacionadas ao conhecimento profissional docente, apoiando-se nas ideias de Shulman e Ball, Thames e Phelps bem como em pesquisas que tratam das questões didáticas sobre o Campo Aditivo, com base na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. A pesquisa mostrou que a (re)construção de conhecimentos neste grupo de estudos esteve ligada, sobretudo, à retomada de conhecimentos especializados para o ensino da matemática. Os estudos teóricos realizados pelo grupo e as análises de resultados de pesquisas na área permitiram as reflexões sobre a prática e a (re)construção do conhecimento profissional dos docentes participantes. Observamos também haver uma relação forte entre a (re)construção dos conhecimentos e a segurança demonstrada pelas professoras, no que se refere tanto à autoconfiança quanto à confiança mútua.

Biografia do Autor

Angelica Fontoura Garcia Silva, (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP)

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina.Tem experiência na área de Educação, tendo participado também da Equipe Curricular e de Avaliação da CENP e CIMA da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Silva, A. F. G., Miranda, M. S., & Pietropaolo, R. C. (2016). Constituição de um Grupo de Estudo na própria Escola: caminho para a (re)construção dos conhecimentos profissionais. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 37–56. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-27