A construção de conhecimento de professores da Educação de Jovens e Adultos/Fase I pela formação continuada em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.272

Palavras-chave:

Formação Continuada. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Ciências.

Resumo

O artigo visa abordar caminhos para a construção do conhecimento profissional do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Fase I, com o auxílio da formação continuada em Ciências. No contexto da EJA, a formação continuada, em geral, tem uma função ampliada devido à carência de estruturação de conhecimentos sobre a modalidade nos cursos de formação inicial dos professores. Na especificidade da atuação na fase I da EJA, ainda que ela seja direcionada para o processo de alfabetização, há que se considerar que este aluno não pode ser visto como atrasado, e as metodologias devem evitar uma infantilização. No tocante à alfabetização, sua conceituação deve ultrapassar os limites da leitura e escrita e imergir em um panorama mais amplo de alfabetização científica. A pesquisa que dá origem à estruturação deste texto é de ordem qualitativa e os dados, coletados via entrevista áudio-gravada junto a 18 professores da EJA, trazem a percepção destes acerca da Formação Continuada em Ciências vivenciada. Os dados indicam a carência destes momentos de formação, a inadequação destes ao contexto da EJA e o afastamento do cotidiano da sala de aula e pouco ampara os profissionais em termos epistemológicos e didático-pedagógicos.

Biografia do Autor

Jaqueline Miliavaca Wielewski

Docente da Educação Básica pública na cidade de Cascavel, PR. Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)-Campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática/FOPECIM/UNIOESTE. E-mail: jaquelinemiliavaca@gmail.com.

Dulce Maria Strieder, UNIOESTE

Docente de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado)/PPGECEM/CCET da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE Campus de Cascavel, PR. Graduada em Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, RS. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática/FOPECIM/UNIOESTE. E-mail: dulce.strieder@unioeste.br.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Wielewski, J. M., & Strieder, D. M. (2020). A construção de conhecimento de professores da Educação de Jovens e Adultos/Fase I pela formação continuada em Ciências. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 269–295. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.272