Desempenho de estudantes baianos nas estruturas multiplicativas: uma visão quantitativa dos fatos
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i3.281Palavras-chave:
Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados quantitativos dos 4076 estudantes participantes do projeto de pesquisa intitulado As estruturas multiplicativas e a formação de professores que ensinam matemática na Bahia (FAPESB PES0019/2013) ao resolverem 14 situações-problema de um instrumento diagnóstico. Esses estudantes são advindos de oito cidades baianas distintas, a saber: Ilhéus, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Amargosa, Feira de Santana, Salvador e Senhor do Bonfim. As situações-problema foram todas construídas a partir de uma releitura do Campo Conceitual Multiplicativo (VERGNAUD 1983, 1994) proposta por Magina e Cols. (2014, 2016). Os resultados apontam para uma grande fragilidade desses estudantes nos conceitos das estruturas multiplicativas e sugere que sejam adotadas políticas públicas, estaduais e municipais, na direção de ampliar a formação dos conceitos pertencentes às estruturas multiplicativas dos estudantes baianos.Referências
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