Uma investigação sobre a avaliação de Matemática para alunos com transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.289Palavras-chave:
Adaptação. Avaliação escolar. Educação Matemática. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).Resumo
O presente artigo é resultado de um estudo desenvolvido para a elaboração de pesquisa de conclusão do curso de Especialização em Metodologias do Ensino da Matemática da Universidade de Brasília (UnB). Tem como objetivo investigar a construção das avaliações pelos professores de Matemática que atuam com aluno com diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDA e TDAH). A pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos o questionário como técnica de pesquisa. Apurou-se que existem práticas de avaliação da aprendizagem de alunos com TDAH, porém de forma distante da realidade do aluno. Chegou-se à conclusão que a atuação do professor na elaboração da avaliação escolar e seu olhar diferenciado para os alunos com este transtorno é fundamental para a análise da assimilação do conteúdo de Matemática, auxiliando na superação das dificuldades que os alunos com TDAH apresentam. Além disso, constatamos que em muitas situações as provas de Matemática são adaptadas para os estudantes com TDAH, mas o professor utiliza critérios específicos para a correção dessas avaliações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.