Perspectivas da avaliação formativa e o estudo de sequências numéricas

Autores

  • Thaís Regina Miranda Martins SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.294

Palavras-chave:

Matemática. Sequências Numéricas. Ensino e Aprendizagem. Avaliação Formativa.

Resumo

Essa investigação tem como objetivo apresentar um estudo voltado ao tema Sequências Numéricas, bem como discutir a importância das representações ilustrativas para dar significado ao estudo desse conteúdo e enfatizar a importância da avaliação formativa para promover o processo de ensino e aprendizagem da matemática. O trabalho tem enfoque qualitativo, com metodologia baseada em levantamento bibliográfico. Para subsidiar os estudos foram levantadas dissertações de mestrado na plataforma de teses e dissertações que correspondem à temática em discussão do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), totalizando seis estudos que apresentaram maior ligação a essa pesquisa. Foi possível observar, com o levantamento e análise de informações, que o conteúdo proposto não pode ser trabalhado de maneira mecânica ou até mesmo fragmentada, assim como qualquer estudo, devendo o professor desenvolver um ensino que ofereça clareza às situações-problema de forma a promover o desenvolvimento do raciocínio matemático do aluno, alcançando significados. Nas dissertações, pode-se notar afirmações de que o estudo eficaz dessa temática pode contribuir de forma rica o desenvolvimento educacional do aluno na matemática, para isso se fazem necessárias ações que envolvem sequência didáticas apropriadas e contextualização das atividades.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Martins, T. R. M. (2019). Perspectivas da avaliação formativa e o estudo de sequências numéricas. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 209–224. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.294