A Geometria para ensinar de Olavo Freire: o Desenho Geométrico como ferramenta profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.299

Palavras-chave:

Geometria, Desenho Geométrico, Ensino Primário, Saberes Profissionais

Resumo

Em 1894 é publicado o livro Primeiras Noções de Geometria Prática de Olavo Freire Diferentemente das obras do período, as orientações didáticas para o ensino de geometria proposta pelo livro de Freire coloca em evidência o desenho geométrico como ferramenta de trabalho para o professor ensinar geometria no curso primário. O trabalho em questão se propõe a analisar as possíveis referências tomadas para produção do livro. Interessa-nos compreender quais fatores concorreram para que o desenho geométrico fosse tomado como uma geometria prática para escola de ensino primário em tempo de primazia do método intuitivo. Como hipótese assume-se que juntamente com a produção de formas de ensinar geometria para escola primária, produz-se igualmente saber profissional para o ensino dessa disciplina.  O desenho geométrico que se apresenta como uma geometria para ensinar para a escola de ensino primário a partir da obra de Olavo Freire evidencia-se como uma sistematização para o contexto brasileiro das orientações para o ensino dessa disciplina na França na segunda metade do século XIX.

Biografia do Autor

Márcio Oliveira D´Esquivel, (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia Campus VI - Caetite. Realiza Pesquisa em Historia da Educação Matematica.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

D´Esquivel, M. O. (2019). A Geometria para ensinar de Olavo Freire: o Desenho Geométrico como ferramenta profissional. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 74–92. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.299