Apropriação de ideias Modernizadoras de Félix Klein em Práticas Docentes de Matemática no Colégio Gonzaga

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva UFPEL
  • Diogo Franco Rios UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.300

Palavras-chave:

História da Educação; Felix Klein; Matemática

Resumo

O trabalho apresenta um estudo sobre a apropriação das ideias de Felix Klein publicadas na obra A Matemática Elementar sob um Ponto de Vista Superior (1908), pelo jesuíta José Sachs, professor de matemática no curso ginasial do Colégio Gonzaga, em Pelotas-RS. Toma como referencial a teoria das transferências culturais e como eixo motivador um documento inédito:a carta de Sachs a Klein, escrita em 1910, encontrada no acervo da Biblioteca da Universidade de Göttingen. Constata-se que o documento apresenta um interessante potencial explicativo a respeito das iniciativas de modernização do ensino de matemática no Rio Grande do Sul, implementadas pelo referido professor em suas aulas. Constata-se, também, que o contexto sociocultural e educacional em que o Colégio e o professor estiveram inseridos ajudam a esclarecer as condições que viabilizaram que a obra chegasse tão rapidamente às mãos do professor e lhe possibilitasse realizar experimentações a partir das orientações ali presentes.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

Silva, C. M. S. da, & Rios, D. F. (2019). Apropriação de ideias Modernizadoras de Félix Klein em Práticas Docentes de Matemática no Colégio Gonzaga. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 55–73. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.300