Livros didáticos e praxeologias matemáticas na Bahia na década de 1970: influências da modernização do ensino

Autores

  • Luiz Márcio Santos Farias (Universidade Federal da Bahia - UFBa; Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) http://orcid.org/0000-0002-2374-3873
  • Edmo Fernandes Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Vinicius Souza Bittencourtt Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.307

Palavras-chave:

An lise de livros did ticos; Teoria Antropológica do Didático; Praxeologias matem ticas; Modernizaç o do ensino.

Resumo

A produc?a?o de pesquisas de cunho histo?rico tendo como tema os processos de reformulac?a?o do ensino secunda?rio de matema?tica antes e po?s Segunda Guerra Mundial, e a institucionalizac?a?o da matema?tica moderna nas instituic?o?es brasileiras e aspectos da profissionalização dos professores que ensinaram matema?tica no contexto brasileiro, tem crescido. Este artigo retoma grandes linhas de análises que foram publicadas separadamente na obra Livros dida?ticos e algumas histo?rias: teorias modernas da matema?tica, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia. O mesmo, como parte de uma pesquisa maior, propõe analisar o processo de formac?a?o dos saberes, considerando historicamente os elementos envolvidos nessa formac?a?o, bem como aspectos da  profissionalização  docente por meio do conhecimento das praxeologias construídas a partir da utilização dos manuais analisados. Apresentamos um recorte de análise ecológica de dois saberes matemáticos, utilizando como método a analise institucional de livros didáticos.   Os resultados apontam que na elaborac?a?o de novas propostas para o ensino de matema?tica, a ana?lise dos livros dida?ticos tem importante papel na compreensão, produc?a?o, apropriac?a?o e difusa?o das teorias modernas da matema?tica nos espac?os educacionais brasileiros e baianos, além de modelar as atividades docentes daquele período e posteriormente, o que pode ser deduzido das praxeologias comparadas da década de 1970 e dos dias atuais.

Biografia do Autor

Luiz Márcio Santos Farias, (Universidade Federal da Bahia - UFBa; Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS)

Graduado em Matemática(UFBA/UCSAL), Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior(EEAB), Mestre(UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. Atualmente é Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA. é Coodenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É pesquisador visitante da Faculté d?Éducation de l?Université Montpellier 2 (Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche en Didactique, Éducation & Formation?LIRDEF). É sócio da Association pour la Recherche en Didactique des Mathématiques (ARDM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), é também Tesoureiro e sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias - NIPEDICMT. Tem experiência na área de Environnement Informatique d'Apprentissage Humain (EIAH) e Educação Matemática, com ênfase em Formação de professores e Didática da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e prática dos professores, em particular os que lecionam Matemática, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas para o ensino das ciências, análise transpositiva de práticas de professores, Teoria Antropológica do Didático-TAD, Jogos sérios, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas com enfase nos sotwares Cabri-Géomètre, Geogebra e Maple.

Edmo Fernandes Carvalho, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Licenciado em Matem tica pela UCSAL; Mestre em Ensino, Filosofia e Hist ria das Cie?ncias (UFBA/UEFS); Doutorando no programa de p s-graduac? o em Ensino, Filosofia e Hist ria das Cie?ncias (UFBA/UEFS). Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), docente da Graduac? o, curso em Licenciatura em Matem tica (Campus Barreiras/UFOB). Membro do Nu?cleo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino e Did tica das Cie?ncias, Matem tica e Tecnologias (NIPEDICMT/UFBA).

Vinicius Souza Bittencourtt, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Bacharel em Matem tica pela UFBA; Doutor em Matemática pela USP. Professor Adjunto pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Nu?cleo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino e Did tica das Cie?ncias, Matem tica e Tecnologias (NIPEDICMT). Docente do PROFMAT, Rondonópolis-MT.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Farias, L. M. S., Carvalho, E. F., & Bittencourtt, V. S. (2019). Livros didáticos e praxeologias matemáticas na Bahia na década de 1970: influências da modernização do ensino. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 106–126. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.307