Conhecimentos para ensinar área de figuras planas explicitados por futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.313Palavras-chave:
Formação inicial. Ensino da Matemática. Área. Figuras planas. Conhecimento especializado.Resumo
Este artigo tem a finalidade de investigar duas categorias do conhecimento profissional docente o conhecimento do conteúdo comum e o especializado de um grupo de futuros professores sobre o conceito de área de figuras planas. O estudo foi realizado em uma universidade particular do Paraná e contou com a participação de 25 estudantes que lecionarão Matemática para os Anos Iniciais. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário, apresentado a eles em uma aula da disciplina, que discute os fundamentos e as metodologias para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais. Esta investigação apoia-se tanto em estudos que discutem processos de ensino e aprendizagem de área como nos pesquisadores que tratam do conhecimento profissional docente. A análise das informações obtidas indicou lacunas, tanto no conhecimento comum como no especializado a respeito de área e do perímetro. Além disso, observou-se a necessidade no decorrer das aulas da disciplina introduzir a temática a partir da ideia de medida e promover de reflexões acerca de resultados de pesquisa e sobre diferentes estratégias e metodologias de relativas ao ensino de cálculo de área de figuras planas. Com base neste e em outros estudos nota-se a necessidade de um enfoque mais amplo do conceito de área de figuras plana, a partir da compreensão da ideia de unidade de medida e discussão sobre as diferentes estratégias de seu cálculo tanto em cursos de formação inicial como de formação continuada.Downloads
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