Conhecimentos para ensinar área de figuras planas explicitados por futuros professores

Autores

  • Angelica Fontoura Garcia Silva (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP)
  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo Universidade do Norte do Paraná http://orcid.org/0000-0001-7974-0818

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.313

Palavras-chave:

Formação inicial. Ensino da Matemática. Área. Figuras planas. Conhecimento especializado.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de investigar duas categorias do conhecimento profissional docente o conhecimento do conteúdo comum e o especializado de um grupo de futuros professores sobre o conceito de área de figuras planas. O estudo foi realizado em uma universidade particular do Paraná e contou com a participação de 25 estudantes que lecionarão Matemática para os Anos Iniciais. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário, apresentado a eles em uma aula da disciplina, que discute os fundamentos e as metodologias para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais. Esta investigação apoia-se tanto em estudos que discutem processos de ensino e aprendizagem de área como nos pesquisadores que tratam do conhecimento profissional docente. A análise das informações obtidas indicou lacunas, tanto no conhecimento comum como no especializado a respeito de área e do perímetro. Além disso, observou-se a necessidade no decorrer das aulas da disciplina introduzir a temática a partir da ideia de medida e promover de reflexões acerca de resultados de pesquisa e sobre diferentes estratégias e metodologias de relativas ao ensino de cálculo de área de figuras planas. Com base neste e em outros estudos nota-se a necessidade de um enfoque mais amplo do conceito de área de figuras plana, a partir da compreensão da ideia de unidade de medida e discussão sobre as diferentes estratégias de seu cálculo tanto em cursos de formação inicial como de formação continuada.

Biografia do Autor

Angelica Fontoura Garcia Silva, (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP)

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina.Tem experiência na área de Educação, tendo participado também da Equipe Curricular e de Avaliação da CENP e CIMA da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área.

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade do Norte do Paraná

Professora do curso de pós graduação no programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e suas Tecnologias  

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

Silva, A. F. G., & Figueiredo, H. R. S. (2019). Conhecimentos para ensinar área de figuras planas explicitados por futuros professores. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 35–52. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.313