Avaliação como saber docente nos currículos das licenciaturas em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.314Palavras-chave:
Educação Matemática, Currículo de Licenciatura; Saber Docente; Avaliação da aprendizagem.Resumo
Neste artigo, relata-se uma pesquisa em que são investigados os saberes sobre avaliação da aprendizagem escolar nos currículos de cursos de licenciatura em matemática no Brasil. Os dados foram produzidos a partir de uma busca on line das grades curriculares de 25 cursos de licenciatura em matemática de universidades públicas brasileiras. Esses dados fundamentaram a resposta que construímos para a questão: Como as instituições formadoras de professores de matemática para a Educação Básica no Brasil valorizam, nos seus currículos prescritos, os saberes a respeito da avaliação da aprendizagem escolar? Os resultados indicam que 22 dos 25 currículos pesquisados apresentam pelo menos uma disciplina obrigatória cuja ementa contém referências a essa temática, mas apenas dois deles propõem, nas ementas de suas disciplinas obrigatórias, um trabalho abrangente de formação do professor a respeito da avaliação da aprendizagem escolar. Nos currículos examinados, observa-se também a ausência de referências específicas às recomendações para o trabalho docente escolar com o tema expressas em documentos oficiais como PCN e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.