Avaliação como saber docente nos currículos das licenciaturas em Matemática

Autores

  • Nilson de Matos Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Plínio Cavalcanti Moreira

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.314

Palavras-chave:

Educação Matemática, Currículo de Licenciatura; Saber Docente; Avaliação da aprendizagem.

Resumo

Neste artigo, relata-se uma pesquisa em que são investigados os saberes sobre avaliação da aprendizagem escolar nos currículos de cursos de licenciatura em matemática no Brasil. Os dados foram produzidos a partir de uma busca on line das grades curriculares de 25 cursos de licenciatura em matemática de universidades públicas brasileiras. Esses dados fundamentaram a resposta que construímos para a questão: Como as instituições formadoras de professores de matemática para a Educação Básica no Brasil valorizam, nos seus currículos prescritos, os saberes a respeito da avaliação da aprendizagem escolar? Os resultados indicam que 22 dos 25 currículos pesquisados apresentam pelo menos uma disciplina obrigatória cuja ementa contém referências a essa temática, mas apenas dois deles propõem, nas ementas de suas disciplinas obrigatórias, um trabalho abrangente de formação do professor a respeito da avaliação da aprendizagem escolar. Nos currículos examinados, observa-se também a ausência de referências específicas às recomendações para o trabalho docente escolar com o tema expressas em documentos oficiais como PCN e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Silva, N. de M., & Moreira, P. C. (2019). Avaliação como saber docente nos currículos das licenciaturas em Matemática. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 84–106. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.314