Desenho, aritmética e geometria nos pontos sorteados para os exames de admissão ao Gymnasio Pelotense (1926-1929)

Autores

  • Mélany Silva dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Diogo Franco Rios Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.322

Palavras-chave:

História da Educação Matemática; Exames de Admissão; Gymnasio Pelotense

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os pontos sorteados nas provas para os exames de admissão que eram realizados no Gymnasio Pelotense de 1926 a 1929. A pesquisa utilizou-se do acervo documental do Colégio Municipal Pelotense, com o intuito de analisar os documentos relacionados aos exames de admissão no ensino de aritmética, geometria e desenho. O Gymnasio Pelotense foi uma instituição que desde sua criação se pretendia como modelo, e em 1925 conseguiu sua reequiparação ao Colégio Pedro II, fato que lhe conferiu um destaque, e ocasionou mais procuras para a realização dos exames. O texto traz perspectivas sobre o os conteúdos que eram exigidos nos exames de admissão, e compara em relação ao ensino primário e ao ensino ginasial.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Silva dos Santos, M., & Franco Rios, D. (2019). Desenho, aritmética e geometria nos pontos sorteados para os exames de admissão ao Gymnasio Pelotense (1926-1929). Com a Palavra, O Professor, 4(8), 265–280. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.322