Desenho, aritmética e geometria nos pontos sorteados para os exames de admissão ao Gymnasio Pelotense (1926-1929)
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.322Palavras-chave:
História da Educação Matemática; Exames de Admissão; Gymnasio PelotenseResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os pontos sorteados nas provas para os exames de admissão que eram realizados no Gymnasio Pelotense de 1926 a 1929. A pesquisa utilizou-se do acervo documental do Colégio Municipal Pelotense, com o intuito de analisar os documentos relacionados aos exames de admissão no ensino de aritmética, geometria e desenho. O Gymnasio Pelotense foi uma instituição que desde sua criação se pretendia como modelo, e em 1925 conseguiu sua reequiparação ao Colégio Pedro II, fato que lhe conferiu um destaque, e ocasionou mais procuras para a realização dos exames. O texto traz perspectivas sobre o os conteúdos que eram exigidos nos exames de admissão, e compara em relação ao ensino primário e ao ensino ginasial.Downloads
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