Aspectos positivos e negativos da profissão docente: entre a satisfação e o desejo do professor

Autores

  • Thamiris Christine Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Lizie Mendes Clock UEPG
  • Ana Lucia Pereira Baccon UEPG

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-33

Palavras-chave:

Profissão docente, Satisfação profissional, Desejo.

Resumo

Sendo a profissão docente uma imbricação entre as dimensões da vida profissional e da vida pessoal do professor não há como negar as influências que as concepções, representações, crenças e valores do sujeito exercem sobre o ser e constituir-se como docente. O presente artigo apresenta algumas reflexões concernentes a aspectos positivos e negativos da profissão docente, elencados pelos próprios professores, o qual nos permitiu um viés de análise e compreensão sobre a profissão docente voltando-se para a satisfação profissional e o desejo do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que o instrumento de obtenção dos dados empíricos foi um questionário aberto. Constituíram o universo da pesquisa 157 docentes atuantes na rede estadual de ensino do Estado do Paraná, pertencem aos Núcleos Regionais de Educação das cidades de Ponta Grossa, Wenceslau Braz e Telêmaco Borba. Em síntese, os resultados demonstraram que os aspectos positivos da docência associam-se com as relações interpessoais vivenciadas no contexto escolar; já os aspectos negativos dizem respeito às características da profissão docente como as condições de organização do trabalho e questões da instituição escolar. A compreensão dos aspectos da profissão docente que correspondem a satisfação e ao desejo do professor são importantes, uma vez que relacionam-se com o ser professor e também com o manter-se na docência.

Biografia do Autor

Thamiris Christine Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre (2015) em Educação pela mesma instituição. Pedagoga e Psicóloga. Integrante do grupo de pesquisa intitulado Políticas Educacionais e Formação de Professor de Matemática e membro do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Psicanálise e Educação) desenvolvidos na UEPG.

Lizie Mendes Clock, UEPG

Licenciada em Pedagogia (UEPG). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante do grupo de pesquisa intitulado Políticas Educacionais e Formação de Professor de Matemática e membro do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Psicanálise e Educação) desenvolvidos na UEPG.

Ana Lucia Pereira Baccon, UEPG

Graduação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professor de Matemática e membro do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Psicanálise e Educação) desenvolvidos na UEPG.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mendes, T. C., Clock, L. M., & Baccon, A. L. P. (2016). Aspectos positivos e negativos da profissão docente: entre a satisfação e o desejo do professor. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 74–94. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-33