Matemática Moderna entra em cena no Grupo Escolar Pedro Alves Cunha: livro didático, marcas de uma prática cultural

Autores

  • Tatiana Silva Santos Soares Secretária Municipal de Educação Vitória da Conquista
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.336

Palavras-chave:

Grupos Escolares; Livro didático; Matemática Moderna; Bahia.

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação intitulada Uma História do Ensino de Aritmética em Jequié, Poções e Vitória da Conquista-Bahia (1936-1980): inter-relações entre a cultura escolar, política educacional e prática educativa, defendida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié- Bahia. O objetivo deste artigo é apresentar o livro didático como fonte para as pesquisas em Educação Matemática, considerando-o como produto cultural complexo e como resultado de um grupo social. Tendo como cenário o Grupo Escolar Pedro Alves Cunha, situado em Poções, cidade localizada no Sudoeste Baiano e a Matemática Moderna como a vaga pedagógica constante no material pesquisado. No que concerne aos pressupostos teórico-metodológicos, fundamentou-se em: A cultura escolar como objeto histórico, de Dominique Julia (2001); e o conceito de apropriação segundo a História Cultural, de Roger Chartier (1990). Uma história do ensino da Aritmética, inerente à dimensão cultural, se constituiu demarcada por conteúdos que perpassaram décadas, com interpretações de seus personagens (ex-diretores, ex-professores e ex-alunos). E assim, inferimos que operações fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) eram associadas a Matemática Moderna por intermédio do conceito da Teoria dos Conjuntos.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Soares, T. S. S., & Sant’Ana, C. de C. (2019). Matemática Moderna entra em cena no Grupo Escolar Pedro Alves Cunha: livro didático, marcas de uma prática cultural. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 281–299. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.336