Avaliação e categorias de erros de matemática cometidos por alunos do 5º ano na resolução de exercícios da Prova Brasil

Autores

  • Sandra Regina Gregório Oliveira UNESP - Marília
  • Carlos da Fonseca Brandão

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.340

Palavras-chave:

Erro; Avaliação; Matemática

Resumo

Este artigo pretende analisar e categorizar os erros de matemática cometidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental, tendo como parâmetro a matriz de referência da Prova Brasil. Foram aplicados, aos alunos participantes da pesquisa, exercícios de situação-problema de Matemática. A pesquisa foi realizada em duas escolas do sistema municipal de ensino da cidade de Assis/ SP. Os alunos da escola A, localizada na região central da cidade, apresentaram categorias de erros comuns e concernentes à proposta. Já os alunos da escola B, na região periférica da cidade, mostraram categorias de erros mais complexas, as quais demandam análise sistemática e específica para cada tipo, sobretudo para não simplesmente reprovar o aluno, mas sim considerar outras variáveis que, não sendo evidências presumíveis da não aprendizagem, levem a análises menos genéricas, porém sistêmicas. Os resultados geraram gráficos, construídos a partir das categorias dos erros e discutidos a luz do referencial teórico.                                                                                    PALAVRAS-CHAVES: Erro; Avaliação; Matemática.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Oliveira, S. R. G., & Brandão, C. da F. (2019). Avaliação e categorias de erros de matemática cometidos por alunos do 5º ano na resolução de exercícios da Prova Brasil. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 190–208. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.340