História do Ensino de Aritmética no Brasil: análise do manual "Metodologia do Ensino Primário"-1932
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.347Palavras-chave:
Brasil. História do Ensino de Aritmética. Metodologia do Ensino Primário. 1930.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar o manual pedagógico Metodologia do Ensino Primário de Artur Carbonell e Migal, professor do Instituto Normal Masculino de Montevideo, publicado em sua edição original na Espanha sob o título Metodologia de La Enseñanza Primaria, traduzido e adaptado por Narciso Berlese para o Brasil e Portugal pela Livraria Globo em 1932. Especificamente, interessa-nos o Programa escolar dos anos de 1930, com destaque para o ensino de Aritmética enquanto constructo da História do Ensino de Matemática no Brasil, ora pautada na educação popular e nos princípios ativos da pedagogia moderna, com a divulgação de métodos e técnicas para o ensino e a aprendizagem no Curso Primário. No documento em questão estão dispostas relevantes informações sobre a Aritmética, tais como a importância da disciplina, o caráter abstrato, numeração, as quatro operações, problemas mentais e escritos e frações decimais e ordinais.Downloads
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