História do Ensino de Aritmética no Brasil: análise do manual "Metodologia do Ensino Primário"-1932

Autores

  • Rosemeire dos Santos Amaral Universidade Federal de Segipe (UFS)
  • Irani Parolin Sant'Ana GEEM - UESB
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana UESB

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.347

Palavras-chave:

Brasil. História do Ensino de Aritmética. Metodologia do Ensino Primário. 1930.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o manual pedagógico Metodologia do Ensino Primário de Artur Carbonell e Migal, professor do Instituto Normal Masculino de Montevideo, publicado em sua edição original na Espanha sob o título Metodologia de La Enseñanza Primaria, traduzido e adaptado por Narciso Berlese para o Brasil e Portugal pela Livraria Globo em 1932. Especificamente, interessa-nos o Programa escolar dos anos de 1930, com destaque para o ensino de Aritmética enquanto constructo da História do Ensino de Matemática no Brasil, ora pautada na educação popular e nos princípios ativos da pedagogia moderna, com a divulgação de métodos e técnicas para o ensino e a aprendizagem no Curso Primário. No documento em questão estão dispostas relevantes informações sobre a Aritmética, tais como a importância da disciplina, o caráter abstrato, numeração, as quatro operações, problemas mentais e escritos e frações decimais e ordinais.

Biografia do Autor

Rosemeire dos Santos Amaral, Universidade Federal de Segipe (UFS)

Licenciada em História; especialista em "Memória, História e Historiografia", "Gestão escolar" e Educação a Distância"; Docente da Rede Estadual de Ensino; Mestra em Educação (UESB); Doutoranda em Educação (UFS).

Irani Parolin Sant'Ana, GEEM - UESB

Irani Parolin Santana: Doutora em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), com estágio de pesquisa realizado na Université de Lyon Université Lyon/França (2015-2016); Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004) e em Informática em Educação, Universidade Federal de Lavras (Lavras, 2007); Graduada em Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Unicamp 1989). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM). Contato: iranips@gmail.com

Claudinei de Camargo Sant'Ana, UESB

Claudinei de Camargo Sant´Ana: Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DECT) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM); Doutor em Educação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2008); Em 2010, realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro/SP); Em 2016, realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges/França. Contato: claudinei@ccsantana.com

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Amaral, R. dos S., Sant’Ana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2019). História do Ensino de Aritmética no Brasil: análise do manual "Metodologia do Ensino Primário"-1932. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 357–400. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.347