Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352Palavras-chave:
Qualidade da Educação Profissional e Tecnológica, Educação Profissional e Tecnológica, Avaliação da EducaçãoResumo
Busca melhor entender como a questão da qualidade, por meio da avaliação da aprendizagem, tem sido tratada na literatura científica, mais especificamente nas teses e dissertações defendidas no âmbito da temática de Educação Profissional. Considerando que a Educação Profissional (EP) desempenha um papel central na articulação do processo de formação profissional, faz-se cada vez mais necessário entender qual a qualidade da formação recebida pelo trabalhador brasileiro. Logo, para atingir o objetivo proposto este trabalho se classifica de forma ampla como pesquisa qualitativa-exploratória, tendo como estratégia de levantamento de dados a bibliometria e como método de análise a análise de conteúdo. Como resultado, e tomando por base as pesquisas identificadas, é possível afirmar que pouco se conhece sobre como a qualidade da EP tem sido desenvolvida e aplicada no Brasil. Sabe-se apenas que ocorre de forma descentralizada e por meio de diferentes mecanismos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.