Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica

Autores

  • Maria da Conceição Lima Afonso UnB
  • Remi Castioni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352

Palavras-chave:

Qualidade da Educação Profissional e Tecnológica, Educação Profissional e Tecnológica, Avaliação da Educação

Resumo

Busca melhor entender como a questão da qualidade, por meio da avaliação da aprendizagem, tem sido tratada na literatura científica, mais especificamente nas teses e dissertações defendidas no âmbito da temática de Educação Profissional. Considerando que a Educação Profissional (EP) desempenha um papel central na articulação do processo de formação profissional, faz-se cada vez mais necessário entender qual a qualidade da formação recebida pelo trabalhador brasileiro. Logo, para atingir o objetivo proposto este trabalho se classifica de forma ampla como pesquisa qualitativa-exploratória, tendo como estratégia de levantamento de dados a bibliometria e como método de análise a análise de conteúdo. Como resultado, e tomando por base as pesquisas identificadas, é possível afirmar que pouco se conhece sobre como a qualidade da EP tem sido desenvolvida e aplicada no Brasil. Sabe-se apenas que ocorre de forma descentralizada e por meio de diferentes mecanismos.

Biografia do Autor

Remi Castioni, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileiraContato: remi@unb.brLink do lattes: http://lattes.cnpq.br/9042288666288034

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Afonso, M. da C. L., & Castioni, R. (2020). Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 290–308. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352