O estudo da evolução biológica por meio de uma abordagem diferenciada
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.353Palavras-chave:
Ensino de ciências. Biologia evolutiva. Recursos didáticos. Aprendizagem.Resumo
O ensino de biologia evolutiva é um desafio pela complexidade no seu entendimento. Assim, ferramentas lúdicas e abordagens diferenciadas do tema são necessárias. Este estudo teve o intuito de trabalhar os conceitos de evolução de forma lúdica e complementar aos alunos do ensino fundamental, destacando a biologia evolutiva como primordial para compreensão das ciências da vida e, possibilitar aos graduandos envolvidos, uma formação diferenciada em evolução e permitir uma formação mais completa no curso de biologia. Para tanto, foi oferecida uma disciplina eletiva para 30 alunos em um colégio estadual de Goiás, iniciada em agosto e finalizada em dezembro de 2018, totalizando 22 aulas e dois passeios (um evento científico e um memorial). As aulas versaram desde historicidade da espécie humana até fósseis, perpassando por temas como origem do universo e adaptação. Cada aula teve a duração de 50 minutos, na presença do professor de ciências, sendo elaborada pelos graduandos em reuniões semanais, priorizando métodos interativos como jogos, dinâmicas e passeios. Como resultados obteve-se para os alunos atendidos uma formação complementar com criticidade e curiosidade acerca da ciência, e para os graduandos uma experiência ampliada em sala de aula quanto ao conteúdo de evolução e aprendizado quanto à elaboração de aulas interativas. Conclui-se que o processo de ensino por meio de diferentes recursos pedagógicos permitiu o aprendizado do aluno sobre biologia evolutiva, e também promoveu desenvolvimento do graduando quanto ao conteúdo aprendido na universidade, assim como vivência escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.