O estudo da evolução biológica por meio de uma abordagem diferenciada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.353

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Biologia evolutiva. Recursos didáticos. Aprendizagem.

Resumo

O ensino de biologia evolutiva é um desafio pela complexidade no seu entendimento. Assim, ferramentas lúdicas e abordagens diferenciadas do tema são necessárias. Este estudo teve o intuito de trabalhar os conceitos de evolução de forma lúdica e complementar aos alunos do ensino fundamental, destacando a biologia evolutiva como primordial para compreensão das ciências da vida e, possibilitar aos graduandos envolvidos, uma formação diferenciada em evolução e permitir uma formação mais completa no curso de biologia. Para tanto, foi oferecida uma disciplina eletiva para 30 alunos em um colégio estadual de Goiás, iniciada em agosto e finalizada em dezembro de 2018, totalizando 22 aulas e dois passeios (um evento científico e um memorial). As aulas versaram desde historicidade da espécie humana até fósseis, perpassando por temas como origem do universo e adaptação. Cada aula teve a duração de 50 minutos, na presença do professor de ciências, sendo elaborada pelos graduandos em reuniões semanais, priorizando métodos interativos como jogos, dinâmicas e passeios. Como resultados obteve-se para os alunos atendidos uma formação complementar com criticidade e curiosidade acerca da ciência, e para os graduandos uma experiência ampliada em sala de aula quanto ao conteúdo de evolução e aprendizado quanto à elaboração de aulas interativas. Conclui-se que o processo de ensino por meio de diferentes recursos pedagógicos permitiu o aprendizado do aluno sobre biologia evolutiva, e também promoveu desenvolvimento do graduando quanto ao conteúdo aprendido na universidade, assim como vivência escolar.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Ferreira Silva, T., Marques de Paula, K. L., & Costa, R. M. (2020). O estudo da evolução biológica por meio de uma abordagem diferenciada. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 237–251. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.353