Em busca de uma avaliação mais “justa”

Autores

  • Rafael Filipe Novôa Vaz IFRJ
  • Lilian Nasser UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i3.367

Palavras-chave:

avaliação escolar; avaliação em matemática; subjetividade na avaliação; multicorreção

Resumo

O exame ou prova se configura no principal instrumento avaliativo utilizado por professores dematemática. Tal instrumento está enraizado em nossa cultura educacional, sendo concebido a partirde uma filosofia positivista que atesta um caráter imparcial, neutro e justo à avaliação escolar. Noentanto, estudos relacionados a docimologia fornecem resultados que contestam tal senso de justiça.Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de multicorreção realizada comlicenciandos em matemática e, posteriormente, professores formados e atuantes. Os resultadosobtidos revelaram o caráter subjetivo da correção de provas discursivas de matemática.Primeiramente, forneceram indícios da existência do efeito halo, em que a ordem das questões aserem corrigidas influenciaria o resultado da correção. Posteriormente, a subjetividade foievidenciada pela grande amplitude de notas atribuídas a uma mesma prova tanto por licenciandos,com uma variação de 4,5 pontos, quanto por professores, quando a amplitude de notas atribuídasteve uma oscilação de 3,5 pontos. Também são discutidas tentativas de obter critérios para acorreção de questões abertas em avaliações em larga escala, que garantam a equidade dos códigosatribuídos. A partir da análise desses e de outros resultados, e dialogando com renomadospesquisadores da área, esse artigo problematiza a crença na justiça das avaliações escolares emmatemática e traz algumas reflexões pertinentes sobre o tema para pesquisadores, professores efuturos professores de matemática.

Biografia do Autor

Rafael Filipe Novôa Vaz, IFRJ

Licenciatura Plena em Matemática - UERJ Mestre em Ensino de Matemática PEMAT/UFRJ Doutorando em Ensino de Matemática PEMAT/UFRJ Docente de Matemática - IFRJ/Paracambi Pesquisador do Projeto Fundão - UFRJ Contato: rafael.vaz@ifrj.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0867183050486455

Lilian Nasser, UFRJ

Licenciatura e Bacharelado em Matemática UFRJ Mestre em Matemática UFRJ Doutora em Educação Matemática Kings College, University of London Pesquisadora do Projeto Fundão UFRJ Docente do PEMAT/UFRJ Contato: lnasser.mat@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4694849346110414

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Vaz, R. F. N., & Nasser, L. (2019). Em busca de uma avaliação mais “justa”. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 269–289. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i3.367