Estudo das influências socialmente construídas no desempenho escolar

Autores

  • Isabella Ferreira Cardoso Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Crislaine de Anunciação Roveda Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.369

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre influências socialmente construídas no desempenho escolar amparado em pesquisa realizada com professoras dos terceiros anos do ciclo I de Ensino Fundamental. A pesquisa busca principalmente, analisar como o processo avaliativo se constitui com o decorrer do desenvolvimento de desempenho escolar dos alunos, considerando as influências sociais que interpelam o cotidiano nas salas de aulas e se intercruzam nos afazeres e nas atribuições curricular escolares. Utilizando-se da técnica metodológica de Análise Textual Discursiva (MORAES & GALIAZZI 2011) foi possível chegar a duas categorias de análise: práticas pedagógicas e as inferências no desempenho escolar e influências socialmente construídas sobre desempenho escolar. A primeira categoria abarca as principais questões entorno da referência a processos avaliativos e metodológicos. A segunda apresenta reflexões sobre questões familiares e afetivas que interpelam o cotidiano escolar. Conclui-se que a compreensão de como os mecanismos extracurriculares sociais influenciam a percepção de desempenho escolar de alunos, decorrente do que é apresentado por pesquisa sobre processos avaliativos, ocorre de modo muito variado e particular de cada professora entrevistada, devido as variadas formas de atuação e formação.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Cardoso, I. F., da Silva, J. A., & Roveda, C. de A. (2019). Estudo das influências socialmente construídas no desempenho escolar. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 232–252. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.369