Estudo das influências socialmente construídas no desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.369Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O artigo apresenta um estudo sobre influências socialmente construídas no desempenho escolar amparado em pesquisa realizada com professoras dos terceiros anos do ciclo I de Ensino Fundamental. A pesquisa busca principalmente, analisar como o processo avaliativo se constitui com o decorrer do desenvolvimento de desempenho escolar dos alunos, considerando as influências sociais que interpelam o cotidiano nas salas de aulas e se intercruzam nos afazeres e nas atribuições curricular escolares. Utilizando-se da técnica metodológica de Análise Textual Discursiva (MORAES & GALIAZZI 2011) foi possível chegar a duas categorias de análise: práticas pedagógicas e as inferências no desempenho escolar e influências socialmente construídas sobre desempenho escolar. A primeira categoria abarca as principais questões entorno da referência a processos avaliativos e metodológicos. A segunda apresenta reflexões sobre questões familiares e afetivas que interpelam o cotidiano escolar. Conclui-se que a compreensão de como os mecanismos extracurriculares sociais influenciam a percepção de desempenho escolar de alunos, decorrente do que é apresentado por pesquisa sobre processos avaliativos, ocorre de modo muito variado e particular de cada professora entrevistada, devido as variadas formas de atuação e formação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.