Possibilidades de diferentes instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de Matemática Financeira: uma disciplina, múltiplos desafios

  • Barbara Oliveira de Morais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Educação financeira, Uso de jogos e Ensino de matemática.

Resumo

O presente relato é o resultado da experiência em sala de aula cuja atuação ocorreu no ano de 2016 em uma Fundação Pública no Rio de Janeiro. A temática das aulas se referiu ao conteúdo de Matemática financeira em duas turmas do curso de Formação Inicial e Continuada das unidades Central do Brasil e Complexo do Alemão. Os objetivos das aulas eram de preparar os alunos para lidarem com questões do cotidiano relacionando tais conhecimentos ao tema de Educação financeira com conhecimentos que auxiliarão na prática profissional dos que pretendiam atuar na área financeira. As experiências em cada unidade exigiram atividades diferenciadas, adaptadas ao cenário de cada gestão da unidade e da realidade dos alunos. As principais dificuldades relacionaram-se ao método de avaliação em que apenas na unidade da Central pode-se atribuir maior peso na participação dos alunos com as dinâmicas propostas. O uso de jogos, filmes e atividades que promovam a reflexão e aproximação entre docentes, discentes e familiares foi o ingrediente que permitiu a conexão entre as atividades propostas com as habilidades e conhecimento dos alunos. Considerando que cada experiência em sala de aula é única, mas que os desafios e as barreiras diárias podem ocorrer em diferentes de ensino propôs-se com esse relato estimular a adoção de dinâmicas diferenciadas para a aprendizagem em sala de aula.

Publicado
2019-12-27