Possibilidades de diferentes instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de Matemática Financeira: uma disciplina, múltiplos desafios
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.375Palavras-chave:
Educação financeira, Uso de jogos e Ensino de matemática.Resumo
O presente relato é o resultado da experiência em sala de aula cuja atuação ocorreu no ano de 2016 em uma Fundação Pública no Rio de Janeiro. A temática das aulas se referiu ao conteúdo de Matemática financeira em duas turmas do curso de Formação Inicial e Continuada das unidades Central do Brasil e Complexo do Alemão. Os objetivos das aulas eram de preparar os alunos para lidarem com questões do cotidiano relacionando tais conhecimentos ao tema de Educação financeira com conhecimentos que auxiliarão na prática profissional dos que pretendiam atuar na área financeira. As experiências em cada unidade exigiram atividades diferenciadas, adaptadas ao cenário de cada gestão da unidade e da realidade dos alunos. As principais dificuldades relacionaram-se ao método de avaliação em que apenas na unidade da Central pode-se atribuir maior peso na participação dos alunos com as dinâmicas propostas. O uso de jogos, filmes e atividades que promovam a reflexão e aproximação entre docentes, discentes e familiares foi o ingrediente que permitiu a conexão entre as atividades propostas com as habilidades e conhecimento dos alunos. Considerando que cada experiência em sala de aula é única, mas que os desafios e as barreiras diárias podem ocorrer em diferentes de ensino propôs-se com esse relato estimular a adoção de dinâmicas diferenciadas para a aprendizagem em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.