As vivências do PIBID: o que é bonito pra você?

Autores

  • Lara Casarim Leite UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vanessa das Graças Pereira de Souza UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lucas Rieger de Oliveira UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Michele Munk UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.378

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A percepção de imagem corporal e da beleza exercem grande influência na construção da identidade do sujeito e, na adolescência, essa questão torna-se mais relevante, uma vez que nesta fase ocorrem várias mudanças físicas e sociais na vida dos indivíduos. Os números crescentes de casos de transtornos alimentares e as buscas por cirurgias estéticas apontam para a necessidade de discutir os conceitos de beleza e os padrões estéticos entre jovens e adolescentes. Nesse contexto, os licenciandos em Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) elaboraram uma prática pedagógica a fim de identificar o papel social na construção de conceitos relacionados à beleza. Os dados foram coletados em turmas do 1º Ano do Ensino médio de uma Escola Pública Estadual do município de Juiz de Fora MG. Os resultados indicam que as percepções de beleza envolvem diferentes fatores, entre eles o favorecimento de características associadas a pele branca, bem como da valorização de bens materiais, tais como objetos de marca. Os resultados deste trabalho auxiliam na compreensão de como os parâmetros sociais e as mídias influenciam a percepção de beleza entre os adolescentes.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Leite, L. C., Pereira de Souza, V. das G., Rieger de Oliveira, L., & Munk, M. (2019). As vivências do PIBID: o que é bonito pra você?. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 15–35. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.378