Do conhecimento a prática: inserção da História da Ciência no Mestrado em Ensino de Física

Autores

  • Tiago Destéffani Admiral Instituto Federal Fluminense
  • Cassiana Barreto Hygino Machado Instituto Federal Fluminense
  • Renata Lacerda Caldas Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.383

Palavras-chave:

História da Ciência, Sequência Didática, Natureza da ciência

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma proposta para a inserção da história da ciência e de aspetos da natureza da ciência no ensino de física, em uma disciplina obrigatória do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Durante o desenvolvimento da disciplina foi discutido com os discentes sobre filosofia, história e natureza da ciência no ensino, além disso, os discentes deveriam elaborar sequências didáticas embasadas no método de estudo de caso. O estudo de caso deveria ser histórico e seguir as orientações para este tido de caso. Estas sequências didáticas deveriam levar em consideração os três eixos da alfabetização científica: aprendizagem de conceitos científicos, compreensão da natureza das ciências e entendimento das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Mediante a análise dos estudos de caso construídos pode-se perceber que estes foram elaborados de acordo com as orientações estabelecidas. A análise das sequências didáticas propostas pelos discentes, mostrou que houve maior preocupação com o ensino de conceitos científicos. A natureza da ciência foi mais explorada a partir do caso histórico e tiveram dificuldades em discutir aspectos relacionados as implicações da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Admiral, T. D., Machado, C. B. H., & Caldas, R. L. (2019). Do conhecimento a prática: inserção da História da Ciência no Mestrado em Ensino de Física. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 16–34. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.383