Avaliação ou Exame: O que praticamos no cotidiano do ensino de Matemática?

  • Marco Aurélio Kistemann UFJF
  • Ruth Brugger Glanszmann UFJF
Palavras-chave: Educação

Resumo

O presente artigo busca apresentar reflexões e teorizações acerca do tema Avaliação. Tais reflexões buscam convidar os educadores a questionarem suas práticas pedagógicas e ao mesmo tempo recordarem o que significa avaliar e examinar, bem como as consequências dessas ações desprovidas de qualquer neutralidade no cotidiano escolar. Nesse sentido, nos embasamos em teóricos como Cipriano Luckesi, Philippe Perrenoud e Jussara Hoffman. Destacamos que o tema da Avaliação ainda constitui-se como um tabu em boa parte dos contextos escolares da educação básica ou universitária. A qualidade da aprendizagem discente, entendemos, está diretamente relacionada com as propostas metodológicas docentes.

Biografia do Autor

Ruth Brugger Glanszmann, UFJF

Licencianda em Matemática (UFJF)

Publicado
2019-12-28