Avaliação ou Exame: O que praticamos no cotidiano do ensino de Matemática?

Autores

  • Marco Aurélio Kistemann UFJF
  • Ruth Brugger Glanszmann UFJF

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.385

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente artigo busca apresentar reflexões e teorizações acerca do tema Avaliação. Tais reflexões buscam convidar os educadores a questionarem suas práticas pedagógicas e ao mesmo tempo recordarem o que significa avaliar e examinar, bem como as consequências dessas ações desprovidas de qualquer neutralidade no cotidiano escolar. Nesse sentido, nos embasamos em teóricos como Cipriano Luckesi, Philippe Perrenoud e Jussara Hoffman. Destacamos que o tema da Avaliação ainda constitui-se como um tabu em boa parte dos contextos escolares da educação básica ou universitária. A qualidade da aprendizagem discente, entendemos, está diretamente relacionada com as propostas metodológicas docentes.

Biografia do Autor

Ruth Brugger Glanszmann, UFJF

Licencianda em Matemática (UFJF)

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Kistemann, M. A., & Glanszmann, R. B. (2019). Avaliação ou Exame: O que praticamos no cotidiano do ensino de Matemática?. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 65–83. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.385