Mecanismos de privatização na/da educação brasileira: a escola pública, gratuita e laica em risco

Autores

  • Ana Lúcia Santos Souza UESB/DCEN
  • Daisi Teresinha Chapani UESB/DCB

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.391

Palavras-chave:

Políticas públicas; Estado; Privatização; Democracia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os principais mecanismos de privatização na/da educação brasileira, com ênfase nas políticas educacionais empreendidas nos últimos anos, contexto marcado por grandes mudanças no papel do Estado, principalmente no que diz respeito à crescente negligência com as questões sociais e adoção de ações em defesa do mercado. O texto apresenta uma discussão a respeito das sutis estratégias de privatização na educação, em concordância e parceria com o Estado, o qual opera ao mesmo tempo, como agente agregador dos atores que constroem as bases privatistas e como financiador dos mesmos. O estudo evidenciou que os mecanismos atuais de privatização da educação, podem concorrer para o aprofundamento da crise de qualidade no ensino, em especial na educação básica, que tem sido o alvo principal das reformas privatizantes, em sua maioria, ambíguas. Consideramos que é preciso estabelecer vias de enfrentamento pelos grupos de base, em busca de novas alternativas que deem suporte para a garantia da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.  

Biografia do Autor

Ana Lúcia Santos Souza, UESB/DCEN

Licenciada em Pedagogia, especialista em Metodologia do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional; mestra em Educação em Ciências e Matemática; docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pelo Departamento de Ciências Exatas e Naturais, DCEN, na área de Ensino de Ciências.

Daisi Teresinha Chapani, UESB/DCB

Daisi Teresinha Chapani. Licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia. Doutora em Educação para Ciências pela UNESP. Professora Titular aposentada pela UESB. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores.  E-mail: dt.chapani@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8579308623463839

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Souza, A. L. S., & Chapani, D. T. (2019). Mecanismos de privatização na/da educação brasileira: a escola pública, gratuita e laica em risco. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 99–123. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.391